ANDES MOUNTAIN RANGE / CORDILHEIRA DOS ANDES

Autores

  • EDSON VICENTE DA SILVA Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1981), Mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza - Espanha (1987), Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo (1993), Pós-doutorado em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e Pós-doutorado em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba.

Resumo

Percorrer caminhos, observar e perceber, ativar o cognitivo, faz parte da formação dos geógrafos e naturalistas. A dinâmica geotectônica e morfológica, ativa o imaginário através dos conhecimentos adquiridos de nossos mestres.

Os Andes deve ser um dos caminhos fundamentais para a consolidação dos conhecimentos de cientistas latino-americanos, ler a cordilheira é desenhar planícies, rios e florestas, desvendando segredos da natureza e adentrando ao ventre de Pacha Mama.

O espírito da cordilheira mostra as forças da natureza em sua mais significativa evolução, tectônica e climática, ecológica e cultural. Sua imensidão pode indicar qual é nosso principal papel no conjunto da Geosfera.

A Humanidade deve se integrar ao Cosmos, o visível e o invisível fazem parte de um todo.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

VICENTE DA SILVA, E. (2024). ANDES MOUNTAIN RANGE / CORDILHEIRA DOS ANDES. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3). Recuperado de //williammorrisdavis.uvanet.br/index.php/revistageomorfologia/article/view/350