Sobre a Revista
APRESENTAÇÃO
12 de fevereiro de 1950
5 de fevereiro de 1934 (EUA)
O americano William Morris Davis foi professor de Geografia da Universidade Harvard (situada em Boston, Massachussets, EUA), entre o final do século XIX e o início do seculo XX. É considerado o “pai” da geomorfologia, e ficou conhecido pelo elaboração do chamado “Ciclo de Erosão” (“Ciclo Geográfico” ou “Ciclo de Davis”), teoria que tem como hipótese, de forma simplificada, a evolução do relevo em etapas sucessivas, denominadas juventude, maturidade, senilidade. Com as teorias sobre pediplanação, e após a descoberta da Tectônica de Placas, o “Ciclo de Erosão” ficou desatualizado em diversos aspectos, mas guarda ainda muitos elementos importantes para a análise da evolução da paisagem geomorfológica, tal qual o papel da estrutura geológica e da tectônica na produção de grandes volumes de relevo. A Geomorfologia hoje, mais de um século depois do “Ciclo de Erosão”, apresenta uma diversidade e uma complexidade que Davis nunca imaginou, mas guarda a magia que ele vivenciou. William Morris Davis foi a inspiração inicial para a produção científica que trata do relevo, e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) presta aqui sua homenagem a esse grande cientista, na forma da publicação da “Willliam Morris Davis – Revista de Geomorfologia”. Senhores e senhoras geomorfológos e geomorfólogas, sejam bem-vindo(a)s.
A William Morris Davis é uma revista científica digital do Programa de Pós-graduação em Geografia (Mestrado Acadêmico) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (MAG-UVA), Ceará, e tem como objetivo ampliar em nível nacional e internacional a publicação de artigos em geomorfologia, como forma de incentivar o crescimento desse ramo da ciência geográfica, bem como dar vazão à produção já existente. Serão aceitos artigos que tratem de geomorfologia em todas as suas áreas, na perspectiva da geomorfologia teórica, empírica, aplicada e ambiental, ou que tenham a geomorfologia como temática central.
A William Morris Davis publicará duas edições por ano, e pretende não ultrapassar 10 meses entre o momento de submissão do artigo e sua publicação. A revista aceita artigos de qualquer tamanho, desde que contenham claramente os itens introdução, metodologia, discussão e resultados, conclusão e referências bibliográficas.
A revista publicará artigos em português, inglês, francês e espanhol. Todos os artigos deverão conter título, resumo e palavra-chave nessas línguas, e devem passar por revisão comprovadas de pelo menos três línguas dos resumos e palavras-chave, bem como do texto completo, antes do envio para publicação. Textos de alunos de graduação serão aceitos na qualidade de co-autores de pesquisas encaminhadas por professores-doutores, sendo os artigos submetidos resultantes de participação em equipes de pesquisa. Um mesmo autor não poderá publicar dois artigos em um mesmo número, e indica-se o intervalo de um ano para nova publicação na revista.
A revista terá uma seção de artigos (de caráter teórico, empírico ou técnico), uma seção chamada “Revisitando a Geomorfologia”, para publicar artigos antigos de brasileiros e estrangeiros que guardam atualidade e que se perderam no sistema digital, e por fim, uma seção de fotos geomorfólogicas, que captaram situações especiais ou dignas de registro. As fotos podem ser de alunos de graduação, e uma vez publicadas, podem ser registrada no CV Lattes como publicação técnica.
Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem ônus para o usuário ou sua instituição, não cobrando nenhuma taxa para publicação. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor.
Os trabalhos publicados estão pautados na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
Processo de Avaliação pelos Pares
A William Morris Davis segue os princípios e práticas editoriais que preservam a confidencialidade de autores e avaliadores, adotando o procedimento double blind review (em duplo-cega).
Arquivamento
LOCKSS e Clockss
O sistema LOCKSS e CLOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da revista, fornecendo serviços e tecnologias de código aberto para preservação digital segura, de alta confiança e resiliência. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar os websites das mesmas por conteúdo recém-publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração (Fonte: https://www.lockss.org/).
Os manifestos LOCKSS e CLOCKSS podem ser acessados pelos links:
https://williammorrisdavis.uvanet.br/index.php/revistageomorfologia/gateway/lockss
https://williammorrisdavis.uvanet.br/index.php/revistageomorfologia/gateway/clockss