CANYON OF THE NARROWS / CÂNION DOS APERTADOS
Resumo
A feição de relevo representada na imagem é o Cânion dos Apertados, no município de Currais Novos (RN), um dos geossítios do geoparque Seridó. O cânion (ou canyon), conhecido no sertão nordestino, como boqueirão ou garganta, geralmente não é representado nos livros didáticos de Geografia em função da sua pequena dimensão. No entanto, no contexto das grandes unidades do relevo brasileiro, o cânion permite compreender o trabalho erosivo dos rios em escala de maior detalhe e, no caso da principal unidade de relevo do Semiárido Brasileiro, a Depressão Sertaneja e do São Francisco, evidencia a influência da geologia e de climas pretéritos na formação das paisagens sertanejas, em especial, a partir das águas do rio Picuí sobre o quartzito no sertão do Seridó potiguar.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FRANCISCO NATANIEL BATISTA DE ALBUQUERQUE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.