GEODIVERSITY, GEOHERITAGE AND VALUES IN GEOMORPHOSITES OF THE "BRAZILIAN NORTHEASTERN CAPADÓCIA", PIAUÍ, BRAZIL
Palavras-chave:
Natureza abiótica, Relevância, Negligência, Divulgação, GeoconservaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar os valores existentes nos geomorfossítios da Capadócia Nordestina, área localizada na Região Geográfica Imediata de Picos, Piauí, com rica geodiversidade e destacado patrimônio geomorfológico, porém, carente de medidas geoconservacionistas. As discussões fundamentaram-se nos estudos teóricos de Gray (2004; 2013; 2019); Brilha (2005; 2016); CPRM (2006); Carcavilha et al. (2014); Gordon (2018; 2019); Silva, Nascimento e Mansur (2019); entre outros. O percurso metodológico adotado no presente artigo compreende pesquisa bibliográfica, realizada por estudo de natureza qualitativa, assim como incursões à campo. Conforme as discussões propostas, conclui-se que os geomorfossítios em apreço possuem variados e significativos valores, porém, necessitam de maior divulgação e medidas de geoconservação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.