THE DIDACTO-SCIENTIFIC AND GEOMORPHOLOGICAL POTENTIAL OF THE SERRA DA CHENGA UKUMA ANGOLA GEOLOGICAL FAULT / O POTENCIAL DIDÁTICO-CIENTÍFICO E GEOMORFOLÓGICO DA FALHA GEOLÓGICA DA SERRA DA CHENGA UKUMA ANGOLA
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v4n2.2023.404Palavras-chave:
Falhas Geologicas, Didactico-Cientifico, Serra da Chenga_UkumaResumo
A presente pesquisa trata sobre o potencial didactico-cientifico e geomorfológico da falha geológica da serra da chenga-ukuma, cujo objetivo é apresentar o potencial desta falha do ponto de vista didático-cientifico no ensino da Geografia, sobretudo no contexto da relação teoria-prática, uma vez que está paisagem pode servir de um espaço de comprovação dos conhecimentos teóricos. Os livros didáticos de Geografia abordam sobre a Tectônica Global, mas, tem se verificado grandes dificuldades no momento da contextualização ou identificação de locais que podem ser utilizados como referência para aulas práticas de observação ou comprovação destes conhecimentos. Para se chegar a conclusão que a referida paisagem se trata de uma falha tectônica, foi aplicada a metodologia proposta pelo geomorfologo William Moris Davis sobre a observação e ordenação das características das formas de relevo, e um trabalho de campo que serviu para identificar a referida falha, com base num guia de observação. Assim, esta pesquisa visa concorrer para a melhoria dos livros didáticos de Geografia, sobretudo na contextualização das temáticas sobre falhas tectônicas e sua importância na concepção científica do mundo.
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