EDITORIAL
Resumo
Há pouco mais de três anos era criada a “William Morris Davis Revista de Geomorfologia” (WMDRG) que hoje chega exitosamente ao seu Volume 4. O crescente número de novas submissões, citações dos trabalhos publicados e acessos à sua base de dados demonstram a consolidação do interesse da comunidade geomorfológica brasileira por um novo veículo de divulgação para sua produção científica.
Contudo, desde o seu surgimento a WMDRG buscou ir mais adiante, incorporando contribuições de pesquisadores estrangeiros renomados em todas as edições, e ao estabelecer uma rotina de publicações bilingues (português e inglês), ampliou o seu alcance junto à comunidade internacional, ao mesmo tempo sem renunciar ao caráter de periódico científico em língua portuguesa, ancorado em um vibrante programa de pós-graduação do Nordeste do Brasil. A WMDRG também inovou ao trazer uma seção de entrevistas com pesquisadores que se dedicam à geomorfologia, além de divulgar a cada novo número um acervo de imagens voltado à iconografia das formas de relevo e das paisagens.
O número 1 do volume 4, de julho de 2023, não foge ao padrão das edições anteriores. O volume é composto por oito artigos, sendo um de autor estrangeiro. A edição traz contribuições que abrangem os aspectos processuais e da paisagem relativos a quatro das grandes regiões geográficas do Brasil: Sul, Sudeste, Nordeste e Norte, tratando de temas que concernem desde as zonas costeiras às bacias hidrográficas interiores. A seção de entrevistas aborda uma temática que tem despertado o crescente interesse de geomorfólogos no Brasil e no mundo, a geodiversidade. O segmento de imagens geomorfológicas oferece uma curadoria de fotografias representativas das diversas paisagens do país. Por fim, o item “Clássicos da Geomorfologia” nos brinda com um texto basilar da saudosa Profa. Lylian Coltrinari, falecida em 2022, cujo olhar particular e autoral constitui legado inestimável à geomorfologia brasileira.
Congratulo a “William Morris Davis Revista de Geomorfologia” e o Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú pela excelência, confiabilidade e aspectos inovadores que aportam à difusão do conhecimento em geomorfologia, bem como pela ousadia de mirar além das fronteiras, ou, como dizemos no vetusto Pernambuco, “falando para o mundo”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ANTONIO CARLOS DE BARROS CORRÊA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.