INVENTORY OF THE GEOMORPHOSITES OF THE COAST OF THE PIAUÍ / INVENTÁRIO DOS GEOFORMOSSÍTIOS DO LITORAL DO PIAUÍ
Palavras-chave:
Geomorfologia, Patrimônio Geomorfológico, Litoral, PiauíResumo
O objetivo desta pesquisa foi fazer o inventário dos geomorfossítios do litoral piauiense. Apesar da pouca extensão de sua linha de costa - 66km - a área em estudo, é marcada por uma variedade de feições geomorfológicas, como: faixa praial; campos de dunas; planícies fluviais; planícies flúvio-marinhas; planícies flúvio-lacustres e tabuleiro costeiro. A metodologia baseou-se na pesquisa de gabinete, pesquisa de campo e mapeamento dos geomorfossítios. Os geomorfossítios Delta do Parnaíba, Pedra do Sal, Lagoa do Portinho, Estuário Cardoso/Camurupim, Macapá, e Estuário Ubatuba/Timonha apresentam potencial geoturístico e todos são passíveis de serem utilizados para fins didático e científico. Ressalta-se a importância do mapeamento geoturístico, a indicação de roteiros didáticos para auxiliar professores e alunos na pesquisa de campo, assim como a elaboração de meios interpretativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LARYSSA SHEYDDER DE OLIVEIRA LOPES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.