MORPHOLOGICAL CHANGE IN FLUVIAL BAR AFTER AN EXTREME PRECIPITATION EVENT: THE CASE STUDY OF JACAREÍ RIVER – SOUTHERN BRAZIL/ ALTERAÇÃO MORFOLÓGICA DE BARRA FLUVIAL APÓS EVENTO EXTREMO DE PRECIPITAÇÃO: ESTUDO DE CASO NO RIO JACAREÍ – LITORAL SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n2.2022.158Palavras-chave:
Geomorfologia fluvial, Feições fluviais, Assoreamento, Inundação FluvialResumo
As aeronaves remotamente pilotadas (RPA) apresentam elevado potencial de aplicação no estudo da dinâmica de feições fluviais. Foi realizado uma análise em uma barra lateral no rio Jacareí (litoral sul do Brasil), que apresentou modificações após evento pluviométrico extremo em 04/02/2020. Levantamento com RPA foi executado em fevereiro de 2020 e comparado com levantamento efetuado em julho de 2019. O evento que desencadeou o episódio de inundação fluvial apresentou um acumulado de 126,5 mm até o pico de cota do rio Jacareí (4,15m), ocasionando modificações nas feições fluviais. Na barra lateral analisada, observou-se deposição de 350m³, enquanto o volume erodido foi de 414 m³, alterando a morfologia da barra. Discussões iniciais das implicações ambientais desta mudança são apresentadas. Confirma-se o potencial do emprego de RPA neste tipo de análise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 OTACÍLIO LOPES DE SOUZA DA PAZ, EDUARDO VEDOR DE PAULA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.