GEODIVERSITY OF THE MUNICIPALITY OF UIRAMUTÁ, RORAIMA AND THE POTENTIAL FOR GEOTURISM/ GEODIVERSIDADE DO MUNICIPIO DO UIRAMUTÃ, RORAIMA E O POTENCIAL PARA O GEOTURISMO
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n1.2022.149Palavras-chave:
Geoturismo, Terra Indígena, RoraimaResumo
Roraima, se destaca pela sua geodiversidade de paisagens, decorrentes das flutuações paleoclimáticas e dos pulsos tectônicos, que promoveram a criação de um cenário peculiar na Amazônia, tais como as formações de relevos tabulares, regionalmente chamadas de tepuis que se destacam como atrativos turísticos, a exemplo o Monte Roraima. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo demonstrar o potencial da geodiversidade do município do Uiramutã para o geoturismo. A pesquisa foi desenvolvida na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, especificamente na região circunvizinha ao Parque Nacional do Monte Roraima, região ingarikó. A metodologia envolveu visitas in loco, sobrevoo na região, observação e análise dos locais com potencial de geodiversidade. Os resultados demonstram que a região possui geologia-geomorfologia, diversificada que agregam potencial para o desenvolvimento do geoturismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.