ENVIRONMENT, GEOLOGY - GEOMORPHOLOGY AND WATER AVAILABILITY IN THE GUANDU RIVER BASIN, RIO DE JANEIRO / MEIO AMBIENTE, GEOLOGIA-GEOMORFOLOGIA E DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA GUANDU - RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n1.2022.147Palavras-chave:
Bacia Hidrografica Guandu/Sistema Guandu, Suprimento de agua, Geologia, GeomorfologiaResumo
A Bacia Hidrográfica do Rio Guandu/BHG, faz parte do sistema Guandu que é o principal fornecedor de água do Rio de Janeiro/RJ. Atende a mais da metade da população residente na Região Metropolitana desta cidade. Tal sistema está relacionado ao maior complexo de estruturas hidráulicas do Estado e viabiliza a geração de energia elétrica, a criação de uma série de empreendimentos econômicos na Região hidrográfica 2, um dos mais importantes do Brasil. Além de possuir a maior Estação de Tratamento de Água/ETA da América Latina. Por essas e outras características peculiares, o cenário ambiental da BHG é único no país e precisa ser melhor conhecido. A BHG está inserida na Província Geotectônica Mantiqueira e se estende até a reentrância costeira Baía de Sepetiba. Como tal, apresenta condições geológicas e geomorfológicas diversas e complexas que influenciam, direta e indiretamente, na disponibilidade, vazão e aporte de recursos hídricos, de superfície e de subsuperfície. As condições geológicas, por meio de poços predominam como principais fontes hídricas na região para usos múltiplos de águas, sobretudo industrial, para além própria ETA que capta as águas superficiais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.