GEOMORPHOLOGY OF THE HUMID TROPICS - BRAZIL`S SOUTHEAST/ GEOMORFOLOGIA DOS TRÓPICOS ÊMIDOS - SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n1.2022.146Palavras-chave:
Clima Tropical Úmido, Processos geomorfologicos, Paisagens tropicais, Mares de MorrosResumo
Os trópicos úmidos brasileiros caracterizam-se por médias anuais de temperaturas em torno de 25ºC e de índices pluviométricos entre 1.250 mm a 2.000 mm e ocorrem, principalmente, no litoral oriental do Brasil. Tais características climáticas se associam a acelerados mecanismos de meteorização de rochas, solos e, consequentemente, levando à remoção intensa de material de superfície e/ou subsuperfície. A paisagem resultante associa-se a processos de intensa (re)modelagem do relevo, revelando feições típicas com espessas coberturas de material intemperizado, topos arredondados e vales fluviais encaixados em setores altimetricamente mais elevados. Feições de "Mares de Morros", p.ex., são constantemente citadas como resultante da morfodinâmica desses ambientes tropicais, em que a elevada umidade define o principal, e mais importante, input de energia na geração do reafeiçoamento acelerado da paisagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.