PROPOSAL FOR GEOMORPHOSITES AND GEOEDUCATIONAL ROUTE FOR THE MUNICIPALITY OF NATAL/RN, NORTHEAST, BRAZIL/ PROPOSTA DE GEOMORFOSSÍTIOS E ROTEIRO GEOEDUCATIVO PARA O MUNICIPIO DE NATAL/RN, NORDESTE, BRASIL
Palavras-chave:
Geodiversidade, Patrimônio Geomorfologico, Geoeducação, Geoconservação, Natal-RN - BrasilResumo
Atualmente, o conceito de geodiversidade está sendo difundido juntamente com o de Patrimônio Geomorfológico,
Geoconservação, Geoeducação. Assim, o objetivo desta pesquisa foi caracterizar os Geomorfossítios do município de Natal-
RN por meio da integralização do meio físico, socioeconômico e ambiental para promoção da Geoeducação. A metodologia
utilizada na pesquisa se deu pelos trabalhos iniciais; pelos trabalhos de campo e o trabalho de gabinete. Os resultados
identificados foram: 1) os Geomorfossítios com o maior valor científico: Parque das Dunas, Morro do Careca, Via Costeira e
Parque da Cidade; 2) o maior potencial geoturístico: Geomorfossítios Parque da Cidade, Morro do Careca, Parque das
Dunas, Via Costeira, Forte dos Reis Magos e Ladeira do Sol; 3) Potencial de uso educativo de relevância "alta": Dunas da
Redinha e Dunas do Rio Pitimbu e "muito alta" os demais; 4) por último, o grau de suscetibilidade foi muito alto nos
Geomorfossítios Ladeira do Sol e Forte dos Reis Magos. Por fim, foi produzido um roteiro geoeducativo e materiais de apoio
a educação: cartilha, folder, jogos da memória, homepage, mídias sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.