BRAZILIAN SOIL HERITAGE INVENTORY/ INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO PEDOLÓGICO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Pedodiversidade, Pedopatrimônio, Pedossítios, GeopatrimônioResumo
A presente pesquisa teve início quando da constatação da pouca atenção que os solos vêm recebendo no mundo e no Brasil
como patrimônio geológico e que, como tal, necessitam ser identificados, valorados e protegidos. Este artigo, portanto, tem por
objetivo apresentar o inventário do pedopatrimônio brasileiro, com base em princípios e critérios previamente definidos e
aplicados a uma base nacional de dados de solos, de acordo com os aspectos considerados para expressar a pedodiversidade no
Brasil. Além disso, foram identificados pedossítios relacionados à história da Pedologia e os lugares do patrimônio pedológico
ex-situ brasileiro. Ao todo 604 pedossítios compõem o presente inventário, que representa um esforço do reconhecimento do
solo como geopatrimônio no Brasil, constituindo base científica para sua proteção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.