GEOSITES AND GEOSYSTEMS IN QUATERNARY AND DYNAMIC LANDSCAPES - CASE STUDIES FROM A CRATONIC SETTING AND THEIR WIDER SIGNIFICANCE/ GEOSSÍTIOS E GEOSSISTEMAS EM PAISAGENS QUATERNÁRIAS E DINÂMICAS - ESTUDOS DE CASO DE UM CENÁRIO CRATÔNICO E SEU SIGNIFICADO MAIS AMPLO
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v2n1.2021.101.WMDPalavras-chave:
geossítios, geossistemas, sensibilidadeResumo
A literatura em rápida expansão sobre os assuntos relacionados com geodiversidade, geossítios e seu lugar na compreensão e conservação de nosso geopatrimônio produziu vários protocolos propostos para definir e valorizar locais e paisagensimportantes. Distinções entre geossítios como características bem definidas de nosso patrimônio geológico e locais de geodiversidade como paisagens ou geomorfosítios foram propostas, enquanto muitas subdivisões dos critérios para reconhecimento de geossítios também são reconhecidas. Este artigo usa duas áreas na África central para ilustrar as realidades de muitas paisagens, denominadas geossistemas neste estudo. Geossistemas quaternários e dinâmicos atuais são considerados como componentes essenciais da geodiversidade e igualmente como aspectos de nosso geopatrimônio. Para compreender esses geossistemas, é necessário um trabalho de campo detalhado, incluindo suas relações com a ecologia, uso do solo rural e sensibilidade às mudanças ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.