RESCUE OF PALEO-ENVIRONMENTAL STUDIES ON THE LATE QUATERNARY IN THE BRAZILIAN SEMI-ARID/RESGATE DE ESTUDOS PALEOAMBIENTAIS SOBRE O QUATERNÁRIO TARDIO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo resgatar resultados de estudos referentes à reconstituição paleoambiental do semiárido brasileiro, visando compor uma evolução temporal dos ciclos de mudanças climáticas e as respectivas respostas na paisagem ocorridas entre o Pleistoceno Superior e Holoceno. Para tanto, foi realizada uma revisão de nove estudos, entre artigos e dissertações, relativos a temática proposta, publicados entre 2007 e 2017, e selecionados a partir de critérios específicos centrados no intervalo temporal proposto. Como resultado, obteve-se um quadro geral das mudanças ambientais processadas na região semiárida do Brasil ocorridas ao longo do período Quaternário Tardio. Constatou-se que os ciclos climáticos orbitais e milenares refletem, para a dinâmica paisagística da região semiárida do Brasil, na predominante ocorrência de climas secos com grau de aridez variável desde o último máximo glacial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 William Morris Davis - Revista de Geomorfologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.