A GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA DOS RELEVOS E DA JUSTIÇA SOCIAL - A PAZ ESTEJA CONVOSCO!

Autores

  • José Falcão Sobrinho Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Geografia/PROPGEO da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n2.2025.398

Palavras-chave:

Relevo, Geografia, Justiça Social, Território, Doutorado

Resumo

O artigo tem como objeto o início do Doutorado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), contextualizado como marco de afirmação científica e territorial. A mensagem utiliza o relevo como metáfora e fundamento epistemológico, relacionando suas formas: serras, chapadas, planícies e vales às trajetórias acadêmicas e humanas. O texto destaca o relevo como expressão das forças naturais e sociais que moldam o território e simbolizam a caminhada do conhecimento. A Geografia é reafirmada como ciência dos relevos físicos e simbólicos, comprometida com a paz e a justiça social.

Referências

Ab’SABER, A. N. Dossiê Nordeste Seco. Estudos Avançados. USP. 13 (36), 1999.

ANDRADE, M. C. de. A questão do território no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1995.

BETZ, D.; STEVENS, T. Cyberspace and the State: Toward a Strategy for Cyber-Power. Londres: IISS, 2011.

CASTRO, J. de. Geografia da fome: o dilema brasileiro – pão ou aço. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

CASTILHO, C. J. M. Justiça ambiental: uma tarefa difícil em contexto territorial de ausência do espaço do cidadão. Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 05, n. 01, 2016.

DUART, N. A Pesquisa e a formação de intelectuais críticos na Pós-graduação em Educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 89-110, jan/jun. 2006.

FALCÃO SOBRINHO, J.; OLIVEIRA, L. J. Os Semiáridos Brasileiros: múltiplas paisagens. Editora SertãoCult/Edições UVA, 2025.

FALCÃO SOBRINHO, J. Geografia e o estudo da Natureza: bases teóricas e metodológicas. 1. ed. Sobral: Edições UVA, 2025a. v. 1. 110p.

FALCÃO SOBRINHO, J. O que vem a ser o semiárido?. International Journal Semiarid, 8, vol. 1, p. 133–149, 2025b.

FERRARO JUNIOR, V. G. A guerra na Ucrânia: Uma análise do conflito e seus impactos nas sociedades russa e ucraniana. Rev. Conj. Aust. Porto Alegre, v.13, n.64, p. 25-50, 2022.

GONÇALVES, C. W. P. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1989.

KATZ, H. Repensando a polarização:o corpo e o renascimento da política. Revista Sala Preta.Vol. 21, n. 1, 2022

SANTOS, M. O papel ativo da geografia. Um manifesto. Revista Tamoios, EURJ, 2006.

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.

SAUER, C. O. A Morfologia da Paisagem. 1925. In. ROSENDAHL, Z; CORRÊA, R.L. Paisagem, Tempo e Cultura. Ed. UERJ. Rio de Janeiro1988. p. 12-74.

VATICAN NEWS. https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/papa-leao-xiv-primeiras-palavras-basilica-sao-pedro-paz.html. Acessado em agosto de 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Falcão Sobrinho, J. (2025). A GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA DOS RELEVOS E DA JUSTIÇA SOCIAL - A PAZ ESTEJA CONVOSCO! . William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 6(2), 1–10. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n2.2025.398