A GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA DOS RELEVOS E DA JUSTIÇA SOCIAL - A PAZ ESTEJA CONVOSCO!
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n2.2025.398Palavras-chave:
Relevo, Geografia, Justiça Social, Território, DoutoradoResumo
O artigo tem como objeto o início do Doutorado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), contextualizado como marco de afirmação científica e territorial. A mensagem utiliza o relevo como metáfora e fundamento epistemológico, relacionando suas formas: serras, chapadas, planícies e vales às trajetórias acadêmicas e humanas. O texto destaca o relevo como expressão das forças naturais e sociais que moldam o território e simbolizam a caminhada do conhecimento. A Geografia é reafirmada como ciência dos relevos físicos e simbólicos, comprometida com a paz e a justiça social.
Referências
Ab’SABER, A. N. Dossiê Nordeste Seco. Estudos Avançados. USP. 13 (36), 1999.
ANDRADE, M. C. de. A questão do território no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1995.
BETZ, D.; STEVENS, T. Cyberspace and the State: Toward a Strategy for Cyber-Power. Londres: IISS, 2011.
CASTRO, J. de. Geografia da fome: o dilema brasileiro – pão ou aço. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
CASTILHO, C. J. M. Justiça ambiental: uma tarefa difícil em contexto territorial de ausência do espaço do cidadão. Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 05, n. 01, 2016.
DUART, N. A Pesquisa e a formação de intelectuais críticos na Pós-graduação em Educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 89-110, jan/jun. 2006.
FALCÃO SOBRINHO, J.; OLIVEIRA, L. J. Os Semiáridos Brasileiros: múltiplas paisagens. Editora SertãoCult/Edições UVA, 2025.
FALCÃO SOBRINHO, J. Geografia e o estudo da Natureza: bases teóricas e metodológicas. 1. ed. Sobral: Edições UVA, 2025a. v. 1. 110p.
FALCÃO SOBRINHO, J. O que vem a ser o semiárido?. International Journal Semiarid, 8, vol. 1, p. 133–149, 2025b.
FERRARO JUNIOR, V. G. A guerra na Ucrânia: Uma análise do conflito e seus impactos nas sociedades russa e ucraniana. Rev. Conj. Aust. Porto Alegre, v.13, n.64, p. 25-50, 2022.
GONÇALVES, C. W. P. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1989.
KATZ, H. Repensando a polarização:o corpo e o renascimento da política. Revista Sala Preta.Vol. 21, n. 1, 2022
SANTOS, M. O papel ativo da geografia. Um manifesto. Revista Tamoios, EURJ, 2006.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.
SAUER, C. O. A Morfologia da Paisagem. 1925. In. ROSENDAHL, Z; CORRÊA, R.L. Paisagem, Tempo e Cultura. Ed. UERJ. Rio de Janeiro1988. p. 12-74.
VATICAN NEWS. https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/papa-leao-xiv-primeiras-palavras-basilica-sao-pedro-paz.html. Acessado em agosto de 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Falcão Sobrinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.

