ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DOS PROCESSOS EROSIVOS FLUVIAIS NA ORLA DE PARINTINS, AMAZONAS

Autores

  • Edelson Gonçalves Marques Fundação de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas Parintins, Amazonas, Brasil
  • José Camilo Ramos de Souza Fundação de Apoio e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas Parintins, Amazonas, Brasil
  • Francisco Davy Braz Rabelo Professor da Universidade do Estado Amazonas (UEA) Tefé, Amazonas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n1.2025.397

Palavras-chave:

Recuo da Margem, Monitoramento, Aerofotogrametria

Resumo

O estudo apresenta uma análise espaço-temporal dos processos erosivos fluviais na orla de Parintins, Amazonas. Identificando o quanto houve de recuo da margem através de dados de sensoriamento remoto. Analisando os processos de erosão fluvial e as perdas econômicas, sociais e culturais. Identificando as zonas de risco e perigo na atualidade. O objetivo principal é examinar os processos erosivos ao longo do tempo, utilizando tecnologias modernas para proporcionar uma compreensão detalhada das dinâmicas fluviais e auxiliar no planejamento urbano e ambiental. Os processos metodológicos, foi observações In Loco, anotações no caderno de campo das áreas de risco e das zonas de perigo, uso de celular A30s Sansung para as fotografias. As imagens orbitais foram adquiridas de fontes gratuitas e processadas para identificar áreas de erosão, enquanto os levantamentos aerofotogramétricos, realizados com Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), modelo DJI Mini 2, forneceram dados detalhados da topografia e das mudanças temporais, associado ao reconhecimento das áreas através de levantamento em campo. Os resultados revelaram padrões claros de erosão em várias partes da orla de Parintins, com variações significativas ao longo dos anos. afetando diretamente a orla da cidade de Parintins.

Referências

CARVALHO, J. A. L. de. Terras caídas e consequências sociais: Costa do Miracauera – Paraná da Trindade, Município de Itacoatiara – Am, Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Manaus, 2006.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia Fluvial. V.1. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

CUNHA, S.B. Impactos das obras de engenharia sobre o ambiente biofísico da bacia do rio São João - Rio de Janeiro/Br. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. ISBN - 8590013014.

CUNHA, S.B. (org.). Geomorfologia - Exercícios, Técnicas e Aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

SUGUIO, K; BIGARELLA, J.J. Ambientes Fluviais. Florianópolis: EDUFSC, 1990.

MANSO, J. M; ANDRADE, L; CARNEIRO, P. História e memória política do município de Parintins, 1977 a 1988. Vol. III – Parintins: Câmara Municipal de Parintins, 2012.

MARQUES, R. O. Erosão nas margens do rio Amazonas: o fenômeno das terras caídas e as implicações para a cidade de Parintins-AM. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Manaus, 2017.

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

Gonçalves Marques, E., Ramos de Souza, J. C., & Braz Rabelo, F. D. (2025). ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DOS PROCESSOS EROSIVOS FLUVIAIS NA ORLA DE PARINTINS, AMAZONAS. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 6(1), 293–303. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n1.2025.397