GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E O ESTUDO DOS RISCOS

Autores

  • YASMIM TARGINO ALVES Geografia pela Universidade Estadual do Ceará/UECE
  • CLEIRE LIMA DA COSTA FALCÃO Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará/UECE

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n1.2025.370%20%20%20

Palavras-chave:

Taxonomia dos rios, Comunidades tradicionais, Etnogeomorfologia Fluvial.

Resumo

O ensino dos riscos na Ciência Geográfica busca articular os saberes escolares e os conhecimentos do cotidiano, promovendo uma educação crítica e contextualizada. A pesquisa foi realizada em uma escola no bairro Pirambu, em Fortaleza, envolvendo a participação ativa dos alunos na identificação e análise dos riscos socioambientais do território. A proposta incluiu atividades de campo, mapeamentos participativos e rodas de conversa, possibilitando a construção de uma taxonomia local dos riscos. Utilizou-se entrevistas semiestruturadas e registros visuais produzidos pelos próprios estudantes. Os resultados revelam percepções diversas sobre enchentes, deslizamentos e contaminação ambiental, além de estratégias populares de enfrentamento. A experiência demonstrou que a escuta ativa e o protagonismo estudantil são fundamentais para o ensino dos riscos de forma integrada à realidade vivida.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

TARGINO ALVES, Y., & LIMA DA COSTA FALCÃO, C. (2025). GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E O ESTUDO DOS RISCOS. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 6(1), 150–175. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n1.2025.370