ABORDAGEM DA ETNOGEOMORFOLOGIA FLUVIAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS NA BACIA DO RIO SÃO PEDRO (RJ)

Autores

  • Talita Florencio de Araújo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mônica dos Santos Marçal Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n1.2025.366

Resumo

A Etnogeomorfologia Fluvial busca compreender os saberes vernaculares das comunidades sobre as dinâmicas fluviais, considerando os processos morfoesculturais, o manejo dos rios e as conexões culturais e simbólicas com os mesmos. A pesquisa foi realizada na planície fluvial da bacia do rio São Pedro, no norte do Rio de Janeiro, com foco nos saberes dos moradores do assentamento PDS Osvaldo de Oliveira, propondo uma taxonomia dos rios baseada nos conhecimentos locais. Utilizou-se a metodologia dos estilos fluviais e entrevistas semiestruturadas com o método “bola de neve”. Os resultados indicam quatro estilos fluviais, cinco nomenclaturas para os rios e seis tipologias de relevo. A pesquisa conclui que os saberes tradicionais são essenciais para revisar modelos ocidentais de gestão de rios, propondo abordagens participativas e sustentáveis.

Biografia do Autor

Mônica dos Santos Marçal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mônica dos Santos Marçal é Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora 2 do CNPq. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ. Atualmente é coordenadora do GEOMORPHOS (Grupo de Pesquisa em Dinâmica e Gestão de Rios) e do CONEXÕES RIOS: diálogos e vivências entre rios e sociedade (Projeto de Extensão da UFRJ). Tem pós-doutorado na Universidade de Auckland (Nova Zelândia) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. Atualmente é membro do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (PPGG) e do Curso de Especialização em Geologia do Quaternário do Museu Nacional da UFRJ. Desenvolve pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia Fluvial, Geomorfologia Ambiental, Etnogeomorfologia, Sociogeomorfologia, Geomorfologia Estrutural e Gestão de Rios, enfatizando as relações entre os processos biofísicos, sociais, econômicos e culturais na construção das paisagens fluviais e no processo de gestão dos rios.

Downloads

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Florencio de Araújo, T., & dos Santos Marçal, M. (2025). ABORDAGEM DA ETNOGEOMORFOLOGIA FLUVIAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS NA BACIA DO RIO SÃO PEDRO (RJ) . William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 6(1), 112–130. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n1.2025.366