ABORDAGEM DA ETNOGEOMORFOLOGIA FLUVIAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS NA BACIA DO RIO SÃO PEDRO (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n1.2025.366Resumo
A Etnogeomorfologia Fluvial busca compreender os saberes vernaculares das comunidades sobre as dinâmicas fluviais, considerando os processos morfoesculturais, o manejo dos rios e as conexões culturais e simbólicas com os mesmos. A pesquisa foi realizada na planície fluvial da bacia do rio São Pedro, no norte do Rio de Janeiro, com foco nos saberes dos moradores do assentamento PDS Osvaldo de Oliveira, propondo uma taxonomia dos rios baseada nos conhecimentos locais. Utilizou-se a metodologia dos estilos fluviais e entrevistas semiestruturadas com o método “bola de neve”. Os resultados indicam quatro estilos fluviais, cinco nomenclaturas para os rios e seis tipologias de relevo. A pesquisa conclui que os saberes tradicionais são essenciais para revisar modelos ocidentais de gestão de rios, propondo abordagens participativas e sustentáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Talita Florencio de Araújo, Mônica dos Santos Marçal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.