PENSANDO A GEOCONSERVAÇÃO A PARTIR DA VALORAÇÃO DA GEODIVERSIDADE: ESTUDO APLICADO NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO PIAUÍ (PI, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v6n1.2025.357Palavras-chave:
Geodiversidade., Geoconservação, Valoração, Piauí.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar os principais valores da geodiversidade do município de Juazeiro do Piauí. A pesquisa parte do levantamento bibliográfico, trabalho de campo, avaliação qualitativa conforme ficha de Oliveira (2015) e valoração da geodiversidade da área de acordo com Murray Gray (2004). Foram identificados 10 geomorfossítios e 02 geossítios, com especial destaque para os valores intrínseco, funcional, econômico, estético, cultural, científico e educativo. Conclui-se que o trabalho de reconhecimento e classificação dos valores da geodiversidade é uma fonte de dados que subsidia a implantação de futuras medidas de geoconservação nesta área. Espera-se que o trabalho das diferentes esferas do poder público, aliadas a iniciativas privadas, em especial dos moradores locais, efetivem medidas que garantam a conservação, divulgação e promoção desta valiosa geodiversidade.
Referências
AGUIAR, Robério Bôto de.; GOMES, José Roberto de Carvalho. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Juazeiro do Piauí. Fortaleza: CPRM, 2004.
BRILHA, J. Patrimônio geológico e geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Braga: Palimage, 2005.
GRAY, M. Geodiversity: Valuing and Conserving Abiotic Nature. England: John Wiley & Sons, Chichester, 2004.
JORGE, Maria do Carmo Oliveira; e GUERRA , Antônio José Teixeira. Geodiversidade, Geoturismo e Geoconservação: Conceitos, Teorias e Métodos. Espaço Aberto, PPGG - UFRJ, V. 6, N.1, p. 151-174, 2016.
MEIRA, Suedio Alves; SANTOS, Gisele Barbosa dos. Inventário e quantificação da potencialidade educativa do patrimônio geológico da Serra dos Tapuias, Riachão das neves (BA). Caminhos de Geografia Uberlândia, v. 17, n. 58, p. 34-52, 2016.
MOCHIUTTI, N. F.; GUIMARÃES, G. B.; MELO, M. S. Os valores de geodiversidade da região de Piraí da Serra, Paraná. Geociências. São Paulo, v. 30, n.4, p. 651-668. 2011.
MOCHIUTTI, N. F.; GUIMARÃES, G. B.; MOREIRA, J. C.; LIMA, F. F.; FREITAS, F. I. Os valores da Geodiversidade: Geossítios do Geopark Araripe/CE. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ. Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 173-189. 2012.
NASCIMENTO, M. A. L., RUCHKYS, U. A.; MANTESSO-NETO, V. Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para conservação do patrimônio geológico. Sociedade Brasileira de Geologia-SBE, 2008.
OLIVEIRA, P. C. A. Avaliação do patrimônio geomorfológico potencial dos municípios de Coromandel e Vazante, MG. Uberlândia, 2015. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2015.
REVERTE, F. C. Avaliação da geodiversidade em São Sebastião – SP, como patrimônio geológico. São Paulo, 2014. Dissertação (Mestrado em Mineralogia e Petrologia). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SANTOS, E. M. A Geoconservação como ferramenta para o desenvolvimento sustentável em regiões semiáridas: estudo aplicado à Mesorregião do agreste de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Recife, 2016. Tese (Doutorado em Geociências) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
SHARPLES, C. Concepts and principles of geoconservation. Hobart: Tasmanian Parks & Wildlife Service. 2002.
SILVA, H. V. M.; AQUINO, AQUINO, C. M. S.; AQUINO, R. P. Pareidolia como estratégia de valorização de geoformas nos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, Piauí, Brasil. Geoambiente on-line, Jataí-GO, n. 41, 2021.
SILVA, M. L. N.; NASCIMENTO, M. A. L. Panorama geral sobre geoconservação em Natal (RN): ameaças à geodiversidade in situ e ex situ. Holos, v. 7, p. 3-14, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 HELENA VANESSA MARIA DA SILVA, CLÁUDIA MARIA SABÓIA DE AQUINO, RENÊ PEDRO DE AQUINO
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.