NEITHER LANDSCAPE, NOR GEOSYSTEM, GEOFORM AS A FUNDAMENTAL CATEGORY OF GEOMORPHODIVERSITY
Palavras-chave:
Paisagem, Geossitema, Geodiversidade, Geoforma, GeomorfodiversidadeResumo
O presente estudo tem como objetivo delimitar a geoforma como categoria de análise do estudo da geodiversidade, que se caracteriza por ser uma temática desenvolvida, sobretudo, a partir da década de 1990, com o intuito de subsidiar a preservação dos elementos abióticos, dentre os quais se inserem a geomorfologia, através da geomorfodiversidade. Os estudos dessa nova abordagem se desenvolveram no contexto da Geografia associados ao conceito de Paisagem, genuinamente amplo, e do geossistema, como ente representativo dos diversos elementos que compõem a Paisagem (abióticos, bióticos e antrópicos). Buscou-se, dessa forma, resgatar a discussão do conceito de Paisagem e o uso do geossistema, indicando que estes conceitos são considerados inadequados no contexto explicitado no texto, pois destacam uma visão holística, não pertinente aos estudos predominantemente abióticos da geodiversidade e, mais especificamente, da geomorfodiversidade. Para isso, como já citado, foi estabelecida a discussão da geoforma como a categoria de análise mais coerente para o âmbito dos estudos da geomorfodiversidade, uma vez que busca realçar as formas de relevo existentes e seus processos em uma determinada área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.