SARNDBOX IN TEACHING PHYSICAL GEOGRAPHY AND THE PHYSICAL-NATURAL COMPONENTS OF SCHOOL GEOGRAPHY / A SARNDBOX NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • ERBETY LUÍS ARAÚJO NUNES Bolsista do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu.
  • LUZIMÁRIA RODRIGUES DE OLIVEIRA Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO UVA) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • FRANCISCO NATANIEL BATISTA DE ALBUQUERQUE Professor do curso de Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu, do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO-UVA) e do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO-URCA)

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.775%20

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Hidrografia, Geomorfologia, Modelo Concreto Tridimensional, Sandbox

Resumo

A importância do uso dos modelos didáticos concretos tridimensionais no ensino de geografia é algo consolidado, sendo a
maquete o mais utilizado, embora com o advento da tecnologia de realidade aumentada nas últimas décadas, a SARndbox tem
se como um importante recurso didático na abordagem acadêmica da Geografia Física e dos componentes físico-naturais da
geografia escolar. A pesquisa objetiva sistematizar por meio do estado da arte a utilização da SARndbox na abordagem de
conteúdos e conceitos da geografia física e dos componentes físico-naturais da geografia escolar. Do ponto de vista
metodológico, realizou-se um levantamento bibliográfico buscando trabalhos científicos com a aplicação da SARndbox no
ensino de geografia no site Google Acadêmico, obtendo-se 20 trabalhos entre artigos científicos, dissertações, teses, anais de
congressos e livros, a partir dos quais analisou-se a origem, objetivo, instituições de ensino, público-alvo e principais
aplicações, bem como conceitos e temáticas abordadas. Entre os resultados, constata-se que os trabalhos têm como objetivo
discutir a SARndbox como um recurso que auxilia na compreensão dos alunos sobre processos geomorfológicos e hidrológicos,
a partir da visualização tridimensional do relevo, elaborado principalmente por universidades e institutos federais de todo o
Brasil e aplicado com alunos da Educação Básica, a partir de 2016. Conclui-se que a SARndbox exerce papel crescente na
abordagem de conteúdos e conceitos do campo da Geografia Física, porém ainda distante da realidade das aulas de Geografia
da Educação Básica.

Referências

ALBUQUERQUE, F. N. B. Modelos didáticos concretos tridimensionais: definição e

classificação aplicadas ao ensino de geografia física e dos componentes físico-naturais da

geografia escolar. Boletim Paulista de Geografia, v. 1, n. 110, p. 164-188, 2023.

ANDRADE, G., OLIVEIRA, A. C. C. A., DINIZ, M. C. A. Geografia e Sandbox:

contribuições da realidade aumentada para o ensino das formas de relevo. Congresso sobre

tecnologias na educação. Fortaleza, CE, Brasil, 3, 258-270. 2018.

ANDRADE, G. P. et al. Uso da ferramenta de realidade aumentada-sandbox no ensino de

geografia: proposta didática para o tratamento do conteúdo formas de relevo. Revista

Brasileira de Educação em Geografia, v. 9, n. 17, p. 278-301, 2019.

BELCAVELLO, R. S. O estudo da paisagem na geografia a partir do apoio da realidade

aumentada / – Nova Venécia, ES: IFES, 59 f. il; 30 cm, 2019.

BRIZZI, R. R. et al. Representações do relevo a partir da realidade aumentada: o uso da caixa

de areia no ensino de geografia física. Geo UERJ, n. 41, 2022.

CAMPOS, S. P. S. et al. A natureza através da realidade aumentada: ações que transcendem o

ensino formal. GEOgraphia, v. 25, n. 55, 2023.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas:

Papirus, 1998.

CIVILFERBA. How do spillway work, 3D simulation by Augmented reality sandbox. Dez.

1 foto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zTcO0wnwtB4. Acesso em:

jul. 2020.

CUNHA, C.; et al. SANDBOX: caixa de areia de realidade aumentada aplicada ao ensino de

geomorfologia. In: Anais do XII Simpósio Nacional de Geomorfologia/ Crato - CE. 2018.

CUNHA, C. D. et al. Desenvolvimento e aplicação da sandbox no ensino de geografia física.

Guia de resumos expandidos, p. 39, 2016.

GÓES, W. de S. Modelagem de relevo 3D: aprendizagem da geografia física no espaço

maker com uso da caixa de areia em realidade aumentada. Trabalho de Conclusão de Curso

(TCC) - Vitória -ES, 31 f .: il, 971 Kb. 2022.

KAWAMOTO, A. L. S. Manual de instalação, configuração e uso da caixa de areia de

realidade aumentada (SARndbox). Universidade Tecnológica Federal do Paraná,

Departamento de Ciências da Computação e Departamento Acadêmico de Ambiental, Campo

Mourão-PR. 2016.

LOBATO, R. B; BRIZZI, R. R; GOMES, F. C. M. O professor-pesquisador e seus

multiletramentos aplicado ao ensino: construção da ARsandbox e seu uso na geografia.

Humboldt - Revista de Geografia Física e Meio Ambiente, [S. l.], v. 1, n. 4, 2023.

MORAIS, E. M. B. de; ASCENÇÃO, V. de O. R. Uma questão além da semântica:

investigando e demarcando concepções sobre os componentes físico-naturais no ensino de

geografia. Boletim Goiano de Geografia, v. 41, n. 1, 2021.

NASCIMENTO, B. L. Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: o potencial da

caixa de areia para o ensino em vertentes. Universidade Estadual Paulista. Ourinhos, p. 33

2021.

OLIVEIRA, G. P. de et al. O uso da interface tangível SARndbox no ensino da

geomorfologia: experiências a partir do 1º ano do ensino médio. Trabalho de Conclusão de

Curso (TCC) - Recife - PE, 42: il., tab. 2022.

OLIVEIRA, G. P. de. et al. O uso da SARndbox no ensino de geomorfologia para o ensino

médio. Caderno de Geografia, v.33, n.73. 2023.

PRADO, B. I. W; ARAÚJO, E. P; AMARAL, F. A. A realidade aumentada no planejamento

da paisagem. Paisagem e Ambiente, v. 31, n. 46, p. e170059-e170059, 2020.

SANTOS, R. S. et al. Aplicação da SARndbox no ensino de Geomorfologia. Revista de

Geografia (Recife), Recife, v. 35, n. 4, p. 83-91, 2018.

SOUZA, E. C. S. et al. Aplicação da caixa de areia como recurso didático no ensino de geografia

física. Caderno Impacto em Extensão, v. 3, n. 1, 2023.

SILVA, D. A. da. et al. Interfaces não-convencionais aplicadas na educação: SARndbox

(Sandbox Interativa de Realidade Aumentada). Anais do Computer on the Beach, p. 559-562,

TEIXEIRA, M. P.; TEIXEIRA, M. P. Benefícios do uso da caixa de areia de realidade

aumentada como recurso tecnológico nas aulas de geografia: pesquisa direcionada aos alunos

do 6° ano a e b do ensino fundamental na unidade de educação básica João Pereira dos Santos,

no município de Sucupira do Norte - MA. Anais do IX Congresso Nacional de Educação

(CONEDU). 2022.

UNIVERSITY OF WISCONSIN LA CROSSE. AR sandbox is action at Earth Fair 2017,

1 fotografia. Disponível em: https:// www.uwlax.edu/geography-and-earth

science/explore/labs/augmented-reality-sandbox. Acesso em: 21 jul. 2020.

URBANCK, L. F. Maquetes como recurso didático no ensino de geografia: relato de

experiência no Colégio Estadual Teotônio Vilela em Campina do Simão-PR. In: Anais do VII

Encontro Nacional de Ensino de Geografia, Catalão (GO), 2015. Anais... Catalão, 2015.

VIDAL, M. R; MASCARENHAS, A. L. dos S.; LIMA, M. T. Realidade virtual aumentada:

grãos de areia movendo saberes. In: DE PAULA, E. M. S; ALBUQUERQUE, E. L. S. (Orgs.)

Geografia física e geotecnologias: propostas de ensino-aprendizagem [recurso eletrônico].

Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021

VIEIRA, A. G. et al. Sandbox e ensino de Geografia: laboratório móvel de superfícies virtuais

como ferramenta para o aprendizado na educação básica do Território Velho Chico (BA).

Trilhas-Revista de Extensão do IF Baiano, v. 3, n. 1, 2023.

ZACHETKO, L. et al. Realidade aumentada no ensino de geomorfologia. Revista Continentes

(UFRRJ), ano 9, [S.l.], n. 17, dez. 2020.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Como Citar

LUÍS ARAÚJO NUNES, E., RODRIGUES DE OLIVEIRA, L., & NATANIEL BATISTA DE ALBUQUERQUE, F. (2024). SARNDBOX IN TEACHING PHYSICAL GEOGRAPHY AND THE PHYSICAL-NATURAL COMPONENTS OF SCHOOL GEOGRAPHY / A SARNDBOX NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 262–270. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.775

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION