SARNDBOX IN TEACHING PHYSICAL GEOGRAPHY AND THE PHYSICAL-NATURAL COMPONENTS OF SCHOOL GEOGRAPHY / A SARNDBOX NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • ERBETY LUÍS ARAÚJO NUNES Bolsista do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu.
  • LUZIMÁRIA RODRIGUES DE OLIVEIRA Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO UVA) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • FRANCISCO NATANIEL BATISTA DE ALBUQUERQUE Professor do curso de Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Iguatu, do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROPGEO-UVA) e do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO-URCA)

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.775%20

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Hidrografia, Geomorfologia, Modelo Concreto Tridimensional, Sandbox

Resumo

A importância do uso dos modelos didáticos concretos tridimensionais no ensino de geografia é algo consolidado, sendo a
maquete o mais utilizado, embora com o advento da tecnologia de realidade aumentada nas últimas décadas, a SARndbox tem
se como um importante recurso didático na abordagem acadêmica da Geografia Física e dos componentes físico-naturais da
geografia escolar. A pesquisa objetiva sistematizar por meio do estado da arte a utilização da SARndbox na abordagem de
conteúdos e conceitos da geografia física e dos componentes físico-naturais da geografia escolar. Do ponto de vista
metodológico, realizou-se um levantamento bibliográfico buscando trabalhos científicos com a aplicação da SARndbox no
ensino de geografia no site Google Acadêmico, obtendo-se 20 trabalhos entre artigos científicos, dissertações, teses, anais de
congressos e livros, a partir dos quais analisou-se a origem, objetivo, instituições de ensino, público-alvo e principais
aplicações, bem como conceitos e temáticas abordadas. Entre os resultados, constata-se que os trabalhos têm como objetivo
discutir a SARndbox como um recurso que auxilia na compreensão dos alunos sobre processos geomorfológicos e hidrológicos,
a partir da visualização tridimensional do relevo, elaborado principalmente por universidades e institutos federais de todo o
Brasil e aplicado com alunos da Educação Básica, a partir de 2016. Conclui-se que a SARndbox exerce papel crescente na
abordagem de conteúdos e conceitos do campo da Geografia Física, porém ainda distante da realidade das aulas de Geografia
da Educação Básica.

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

LUÍS ARAÚJO NUNES, E., RODRIGUES DE OLIVEIRA, L., & NATANIEL BATISTA DE ALBUQUERQUE, F. (2024). SARNDBOX IN TEACHING PHYSICAL GEOGRAPHY AND THE PHYSICAL-NATURAL COMPONENTS OF SCHOOL GEOGRAPHY / A SARNDBOX NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 277–285. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.775

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION