SARNDBOX IN TEACHING PHYSICAL GEOGRAPHY AND THE PHYSICAL-NATURAL COMPONENTS OF SCHOOL GEOGRAPHY / A SARNDBOX NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.775%20Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Hidrografia, Geomorfologia, Modelo Concreto Tridimensional, SandboxResumo
A importância do uso dos modelos didáticos concretos tridimensionais no ensino de geografia é algo consolidado, sendo a
maquete o mais utilizado, embora com o advento da tecnologia de realidade aumentada nas últimas décadas, a SARndbox tem
se como um importante recurso didático na abordagem acadêmica da Geografia Física e dos componentes físico-naturais da
geografia escolar. A pesquisa objetiva sistematizar por meio do estado da arte a utilização da SARndbox na abordagem de
conteúdos e conceitos da geografia física e dos componentes físico-naturais da geografia escolar. Do ponto de vista
metodológico, realizou-se um levantamento bibliográfico buscando trabalhos científicos com a aplicação da SARndbox no
ensino de geografia no site Google Acadêmico, obtendo-se 20 trabalhos entre artigos científicos, dissertações, teses, anais de
congressos e livros, a partir dos quais analisou-se a origem, objetivo, instituições de ensino, público-alvo e principais
aplicações, bem como conceitos e temáticas abordadas. Entre os resultados, constata-se que os trabalhos têm como objetivo
discutir a SARndbox como um recurso que auxilia na compreensão dos alunos sobre processos geomorfológicos e hidrológicos,
a partir da visualização tridimensional do relevo, elaborado principalmente por universidades e institutos federais de todo o
Brasil e aplicado com alunos da Educação Básica, a partir de 2016. Conclui-se que a SARndbox exerce papel crescente na
abordagem de conteúdos e conceitos do campo da Geografia Física, porém ainda distante da realidade das aulas de Geografia
da Educação Básica.
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