THE IMPORTANCE OF FIELDWORK FOR THE BACKGROUND OF GEOGRAPHERS: EMPHASIS ON CARTOGRAPHIC CONCEPTS / A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO PARA A FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO E GEÓGRAFA: ÊNFASE AOS CONCEITOS CARTOGRÁFICOS

Autores

  • ANDRÉIA MEDINILHA PANCHER Professora do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental da Universidade Estadual de São Paulo/Unesp - Rio Claro
  • VINÍCIUS BORGES MOREIRA Pós-doutorando do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental da Universidade Estadual de São Paulo/Unesp - Rio Claro.
  • DANILO MARQUES DE MAGALHÃES Professor do Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental da Universidade Estadual de São Paulo/Unesp - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.800

Palavras-chave:

Trabalho de Campo. Formação em Geografia. Lugar. Paisagem.

Resumo

O objetivo fundamental deste artigo é valorizar a metodologia do trabalho de campo para a formação de geógrafos/geógrafas, concebendo-a como mediadora do conhecimento de conceitos e conteúdos de Cartografia, abrangendo o estudo das categorias Lugar e Paisagem, com apoio em recursos analógicos e digitais. Para este estudo, adotou-se como abordagem metodológica o entendimento dos conceitos/conteúdos cartográficos mediados pelo trabalho de campo, permitindo-se transpor esses conhecimentos para a realidade analisada. Além disso, foram adotadas duas escalas de análise, sendo uma Local, através da análise da ocupação urbana no entorno das cabeceiras do córrego Tucum, em São Pedro/SP, com suporte em mapa básico e temático; e outra mais geral, por meio da observação da paisagem do município de São Pedro/SP e entorno, transpondo-se as informações da carta topográfica para a análise da realidade. O trabalho de campo abrangeu as seguintes etapas: Seleção das áreas de estudo; levantamento bibliográfico e cartográfico; preparação do roteiro do campo abrangendo 3 pontos: marco geodésico do CEAPLA, na UNESP; seguindo-se para a alta bacia do córrego Tucum, na área urbana de São Pedro/SP; e finalizando no mirante do Cristo Redentor, para a análise da Paisagem. Como resultados, os discentes aplicaram o que foi apreendido no decorrer da disciplina Cartografia, por meio da observação das categorias de análise da Geografia: Lugar e Paisagem; além disso, através dessa atividade in loco, foi possível mensurar diversas variáveis da realidade. Essas práticas tornaram a experiência significativa para os graduandos, estimulando-os a analisar de modo inter-relacionado às características físico-naturais e antrópicas das áreas analisadas.

Referências

ALMEIDA, F. F. M. de. Relevo de Cuesta na bacia sedimentar do Rio Paraná. Boletim Paulista de Geografia, n. 3, p. 21-33. São Paulo, 1949.

BARBOSA, R. dos S.; SANTOS, R.L. O Trabalho de Campo Como Prática Pedagógica em Cartografia. Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 3, art. 9, p. 181-197, mai./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.3.9.

CARPI JR, S. As vertentes do córrego Tucum (São Pedro, SP) e seu significado morfogenético. GEOGRAFIA, Rio Claro, v.17, n.1, p. 77-90, 1992.

CÂNDIDO, B. M.; JAMES, M.; QUINTON, J.; LIMA, W. DE; SILVA, M. L. N. Sediment source and volume of soil erosion in a gully system using UAV photogrammetry. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 44, p. e0200076, 2020. DOI: https://doi.org/10.36783/18069657rbcs20200076.

CAVALCANTI, L. C. S.; BRITO, J. M. S. R. Cartografia de paisagens para o ensino de geografia: prática de campo no sertão de Pernambuco. Geografia Ensino Pesquisa. Santa Maria, v. 23, e23, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/2236499438188.

ESTEVES, M. H.; HORTAS, M. J. MENDES, L. Trabalho de Campo em educação geográfica: uma experiência no programa inicial de formação de professores. Didáctica Geográfica, nº 19, p. 77-101, 2018.

GUERRA, A. J. T.; BEZERRA, J. F. R.; JORGE, M. DO. C. O. Recuperação de voçorocas e de áreas degradadas, no Brasil e no mundo -estudo de caso da voçoroca do Sacavém -São Luís –MA. Revista Brasileira de Geomorfologia, v.24, n.00, e2306, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v24i00.2306.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidade e Estados: São Pedro. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/sao-pedro.html. Acessado em: 15 ago. 2024.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Pedro: região sudeste do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1969. 1 carta topográfica, color., 4465 x 3555 pixels, 5,50 MB, jpeg. Escala 1:50.000. Projeção UTM. Datum horizontal: marégrafo Imbituba, SC, Datum vertical: Córrego Alegre, MG. Folha SF-23-Y-A-IV-1, MI 2736-1. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=6393. Acesso em: agosto de 2024.

LEMOS, L.M. O Trabalho de Campo como experiência educativa em geografia. GEOgraphia, Niterói/RJ, vol. 23, n. 50, 2021, p. 1-18. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/41079/29372. Acesso em: 26 jul. 2024.

MATHIAS, D. T.; NUNES, J. O. R. A dinâmica geotecnogênica em áreas periurbanas: município de São Pedro (SP). GEOSUL (UFSC), v. 34, p. 484-498, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2177-5230.2019v34n70p484.

MATHIAS, D. T. Análise Geomorfológica Aplicada ao Planejamento Urbano. Trabalho de Conclusão de Curso. IGCE/UNESP, Rio Claro, 2008. 112p.

MATHIAS, D.T.; CUNHA, C.M.L.; CARVALHO, P.F. de. Dinamização de processos erosivos: análise evolutiva da voçoroca do córrego Tucunzinho – São Pedro (SP). AUGM.

MATHIAS, D.T.; CUNHA, C.M.L. Atributos físicos de coberturas antropogênicas e sua relação com a dinamização de processos de erosão linear acelerada. Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013a.

MATHIAS, D.T.; CUNHA, C.M.L. A importância do conhecimento pedológico/geomorfológico e geotécnico para a concepção de estruturas de microdrenagem urbana em áreas de fragilidade. Encontro de Geógrafos da América Latina, 2013b.

PEREZ FILHO, A.; CARPI JUNIOR, S.; QUARESMA, C. C. Gestão Pública e Riscos Ambientais Relacionados a Processos Erosivos: Caso de São Pedro, São Paulo, Brasil. Territorium (Coimbra), v. 18, p. 219-226, 2011. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-7723_18_19.

PEREZ FILHO A.; QUARESMA C. C. Ação antrópica sobre as escalas temporais dos fenômenos geomorfológicos. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 12, nº 3, p.83-90, 2011. DOI: https://doi.org/10.20502/rbg.v12i0.261.

PENTEADO, M. M. Fundamentos de Geomorfologia. Rio de Janeiro: IBGE, 3ª ed., 192p., 1983.

RODRIGUES, S. C.; CONFESSOR, J. G.; PEREIRA, J. S. Técnicas de manejo voltadas à recuperação de áreas degradadas por erosão: Análise de 15 anos de estudos na voçoroca da Fazenda Experimental do Campus Glória-UFU. Revista Brasileira de Geomorfologia, v.24 n.00, e2317, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v24i00.2317.

SILVA, É. C.; NUNES, J. O. R. Sedimentos tecnogênicos em planície aluvial em Presidente Prudente/SP. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 386–406, 2018. DOI: 10.5216/bgg.v38i2.54615.

STEFANUTO, E. B.; LUPINACCI, C. M. A complexa relação entre precipitação, uso e cobertura da terra, solos e evolução de taludes erosivos de voçorocas. Revista Brasileira de Geomorfologia, v.24 n.3, e2266, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.20502/rbg.v24i3.2266.

SUERTEGARAY, D.M.A. Pesquisa de campo em geografia. GEOgraphia, Niterói, v. 4, n. 7, 2002, p.n. Disponível em: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2002.v4i7.a13423. Acesso em: 15 ago. 2024.

TOPOLSKI, C.; BUDKE, B.J.; GENGNAGEL, C.L. O Trabalho de Campo como metodologia para o ensino de Geografia: do ensino superior à educação básica. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 14, 2019, Campinas. Anais. Campinas: UNICAMP, 2019, p. 3395-3405.

VALEZIO, E. V.; PEREZ FILHO, A. Dinâmica Antrópica no canal fluvial do Córrego Tucum-São Pedro, São Paulo-Brasil. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 16, p. 545-557, 2015. DOI: https://doi.org/10.20502/rbg.v16i4.642.

VANMAERCKE, M. et al. Measuring, modeling and managing gully erosion at large scales: A state of the art. Earth-Science Reviews, v. 218, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.earscirev.2021.103637.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Como Citar

MEDINILHA PANCHER , A., BORGES MOREIRA, V., & MARQUES DE MAGALHÃES, D. (2024). THE IMPORTANCE OF FIELDWORK FOR THE BACKGROUND OF GEOGRAPHERS: EMPHASIS ON CARTOGRAPHIC CONCEPTS / A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO PARA A FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO E GEÓGRAFA: ÊNFASE AOS CONCEITOS CARTOGRÁFICOS. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 261–276. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.800

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION