ENVIRONMENTAL DISASTERS GAME: AN ACTIVE METHODOLOGY TO APPROACH RISK PERCEPTION / JOGO DE DESASTRES AMBIENTAIS: UMA METODOLOGIA ATIVA PARA ABORDAR A PERCEPÇÃO DE RISCO

Autores

  • RAQUEL SOARES MALVAR Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • TAYLA REGINA SOUZA Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • CÁSSIA BARRETO BRANDÃO Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.772

Palavras-chave:

Desastres Ambientais, Percepção de Risco, Raciocínio Geográfico, Metodologias Ativas

Resumo

Os desastres são habituais no Brasil, resultando em perdas que superam a capacidade de resposta local. Para mitigar os riscos, é essencial desenvolver materiais educativos com o intuito de diminuir a vulnerabilidade da população. Este trabalho apresenta um jogo didático desenvolvido para a educação sobre desastres ambientais. Sua elaboração envolveu levantamento de mídias e uso de recursos como Microsoft Clipchamp, Aplicativo Rec e Canva. O jogo visa abordar a percepção de risco em alunos do Ensino Fundamental, estimulando sua participação ativa. Em formato audiovisual, permite que os alunos usem o raciocínio geográfico para analisar mudanças na paisagem e impactos socioambientais, além de oferecer orientações sobre como agir em situações de risco. Embora ainda não aplicado em sala de aula, o jogo mostra potencial para contribuir na proteção de vidas e em uma sociedade mais resiliente.

Biografia do Autor

RAQUEL SOARES MALVAR, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. 

TAYLA REGINA SOUZA, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda de Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. 

CÁSSIA BARRETO BRANDÃO, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Geomorfologia e Pedologia no Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

SOARES MALVAR, R., REGINA SOUZA, T., & BARRETO BRANDÃO, C. (2024). ENVIRONMENTAL DISASTERS GAME: AN ACTIVE METHODOLOGY TO APPROACH RISK PERCEPTION / JOGO DE DESASTRES AMBIENTAIS: UMA METODOLOGIA ATIVA PARA ABORDAR A PERCEPÇÃO DE RISCO. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 237–245. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.772

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION