PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR NATURAL DISASTER PREVENTION: TEACHING LANDFORMS THROUGH SPATIAL ANALYSIS OF WATERSHEDS / PROPOSTA PEDAGOGICA PARA A PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS: ENSINO DO RELEVO A PARTIR DA ANÁLISE ESPACIAL POR BACIAS HIDROGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.671Palavras-chave:
Desastre Natural, Educação Ambiental, Metodologia, Prevenção, RelevoResumo
A humanidade sofre com as consequências das mudanças climáticas e da dinâmica natural do meio ambiente no planeta Terra e que são intensificadas pelas ações do homem causando perdas materiais e humanas, ou seja, desastres naturais. Este estudo objetiva identificar e monitorar neste trabalho as áreas suscetíveis a desastres naturais, especificamente inundações e movimentos de massa, sendo a sua escala de análise a subbacia hidrográfica do rio Marimbondo, localizada no perímetro urbano do município de São Gonçalo – Rio de Janeiro. Assim como também, a produção de uma proposta pedagógica que auxiliará na realização de oficinas de educação ambiental em escolas presentes em qualquer bacia hidrográfica que tem como principal objetivo promover o ensino do relevo o relacionando com a prevenção e redução de riscos de desastres naturais em ambientes urbanos, com o uso de geotecnologias.
Referências
BERTOLINI, William Zanete. O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia. 2010.
Brasil. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC. Disponível em: Planalto.gov.br. Acesso em: 27/09/2024.
CARVALHO, A. T. F. Bacia hidrográfica como unidade de planejamento: discussão sobre os impactos da produção social na gestão de recursos hídricos no Brasil. In: Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n. 42, v. 1, p. 140-161, jan-jun, 2020.
Cruz, C. B. M., Barros, R. S., Cardoso, F. V., Reis, F. B., Rosário, L. S., Barbosa, S. S., ... & Lourenço, J. S. Q. (2011). Avaliação da exatidão planialtimétrica dos modelos digitais de superfície (MDS) e do terreno (MDT) obtidos através do LIDAR. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto-SBSR, Curitiba: INPE, 2011, 5463.
DE ASSIS, Guido Cruz; MATOS, Thaís; BRONZI, Laís. Industrialização E Urbanização No Município De São Gonçalo/Rj: Uma Análise A Partir Da Pesca Artesanal Na Baía De Guanabara. Anais do XVI Simpósio Nacional de Geografia Urbana-XVI SIMPURB, v. 1, p. 4310-4329, 2019.
GONÇALVES, A. C. G. A alfabetização na idade certa e a educação ambiental como práticas de governamento: deslocamentos nas políticas públicas para os três primeiros anos do ensino fundamental / Ana do Carmo Goulart Gonçalves. - 2014. 162 f. Tese (doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Rio Grande / RS, 2014.
LEITE, I. Q. R.; DINIZ, A. C. V.; PEREIRA, A. O. M.; SOUZA, C.J.O. “Jogo dos Riscos: aprendendo e brincando”: Possibilidades da temática Riscos para a construção de um olhar geográfico junto a estudantes do ensino fundamental. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, número XIX, 2022, Rio de Janeiro.
LIMA, G. S.; ALVES, I. S.; AMORIM, R. R. Uma discussão sobre desastres: a importância dos estudos e fornecimento de dados. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, número XIX, 2022, Rio de Janeiro.
LOPES, Claudivan Sanches; PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, 2009.
Organização das Nações Unidas. "Direitos Humanos e Meio Ambiente." ONU Brasil
PORTO-GONÇALVES, C. W. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
ROBAINA, L. E. S.; TRENTIN, R. Metodologia para estudo da vulnerabilidade na análise de risco a desastres naturais. In: Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, número XIX, 2022, Rio de Janeiro.
SOUZA, V. G. M. Capítulo 8: Sequência didática da bacia hidrográfica do Rio Macacu e a cidade de Cachoeiras de Macacu-RJ no ensino de Geografia. In: SACRAMENTO, A. C. R.; KEDE, M. L. F. M. Teoria e prática dos componentes físico-naturais no ensino de geografia: desafios na educação básica. Rio de Janeiro, Consequência Editora, 2022, p. 155-182.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 INGRID COSTA E SILVA FEITOSA, ISABELA HABIB CANAAN DA SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.