PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR NATURAL DISASTER PREVENTION: TEACHING LANDFORMS THROUGH SPATIAL ANALYSIS OF WATERSHEDS / PROPOSTA PEDAGOGICA PARA A PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS: ENSINO DO RELEVO A PARTIR DA ANÁLISE ESPACIAL POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Autores

  • INGRID COSTA E SILVA FEITOSA UERJ
  • ISABELA HABIB CANAAN DA SILVA Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.671

Palavras-chave:

Desastre Natural, Educação Ambiental, Metodologia, Prevenção, Relevo

Resumo

A humanidade sofre com as consequências das mudanças climáticas e da dinâmica natural do meio ambiente no planeta Terra e que são intensificadas pelas ações do homem causando perdas materiais e humanas, ou seja, desastres naturais. Este estudo objetiva identificar e monitorar neste trabalho as áreas suscetíveis a desastres naturais, especificamente inundações e movimentos de massa, sendo a sua escala de análise a subbacia hidrográfica do rio Marimbondo, localizada no perímetro urbano do município de São Gonçalo – Rio de Janeiro. Assim como também, a produção de uma proposta pedagógica que auxiliará na realização de oficinas de educação ambiental em escolas presentes em qualquer bacia hidrográfica que tem como principal objetivo promover o ensino do relevo o relacionando com a prevenção e redução de riscos de desastres naturais em ambientes urbanos, com o uso de geotecnologias.

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

COSTA E SILVA FEITOSA, I., & HABIB CANAAN DA SILVA, I. (2024). PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR NATURAL DISASTER PREVENTION: TEACHING LANDFORMS THROUGH SPATIAL ANALYSIS OF WATERSHEDS / PROPOSTA PEDAGOGICA PARA A PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS: ENSINO DO RELEVO A PARTIR DA ANÁLISE ESPACIAL POR BACIAS HIDROGRÁFICAS. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 219–236. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.671

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION