FIELDWORK AND ITS APPLICABILITY IN WATERSHEDS AND RELIEF COMPONENTS IN BASIC EDUCATION: FORMS AND PROCESSES / TRABALHO DE CAMPO E SUA APLICABILIDADE EM BACIA HIDROGRÁFICA E OS COMPONENTES DO RELEVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAS E PROCESSOS

Autores

  • ANDRÉ RICARDO FURLAN Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • ROMARIO TRENTIN Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.670

Palavras-chave:

Alfabetização Espacial. Metodologia Ativa. Prática Pedagógica. Dinâmica Ambiental. Ensino de Geografia.

Resumo

O presente artigo aborda o uso do trabalho de campo no ensino de Geografia Física, com foco no estudo das bacias hidrográficas e relevo, no contexto da Educação Básica. O objetivo é destacar a relevância dessa prática pedagógica na formação crítica dos alunos, estimulando a compreensão da espacialidade e o raciocínio geográfico. A metodologia inclui análise bibliográfica e aplicação de atividades de campo, permitindo a conexão entre teoria e prática. Conclui-se que o trabalho de campo potencializa o aprendizado dos estudantes, promovendo uma compreensão mais ampla e concreta dos fenômenos geográficos.

Biografia do Autor

ANDRÉ RICARDO FURLAN, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professor de Geografia dos Anos Finais da Rede municipal de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul (RS).

ROMARIO TRENTIN, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

FURLAN, A. R., & TRENTIN, R. (2024). FIELDWORK AND ITS APPLICABILITY IN WATERSHEDS AND RELIEF COMPONENTS IN BASIC EDUCATION: FORMS AND PROCESSES / TRABALHO DE CAMPO E SUA APLICABILIDADE EM BACIA HIDROGRÁFICA E OS COMPONENTES DO RELEVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: FORMAS E PROCESSOS. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 204–218. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.670

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION