THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CONTRIBUTIONS FOR THE CONSTRUCTION OF THE PHYSICAL-NATURAL RELIEF THEME IN GEOGRAPHY TEACHING / APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DA TEMÁTICA FÍSICO-NATURAL DE RELEVO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • FÁTIMA LEILIANA SALES FERREIRA Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PropGeo da Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • ERNANE CORTEZ LIMA Professor Doutor na Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.667

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Relevo

Resumo

O presente estudo versa pela reflexão em torno de aportes teórico-metodológicos que possam ancorar o trabalho docente e as práticas didático-pedagógicas no contexto do ensino de Geografia. Utilizou-se como base metodológica, os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL,1963) com ênfase para as Metodologias Ativas e suas contribuições para o ensino de Geografia Física. Os procedimentos metodológicos, alicerçaram-se em pesquisas e revisões de ordem bibliográfica a respeito da temática em questão, como: Cavalcanti (1999; 2009), Ausubel (2003), Moreira (2006; 2014), Castellar e Vilhena (2016), Bacich e Moran (2018), entre outros. O conhecimento pedagógico-didático do conteúdo inerente a temática físico-natural relevo, perpassa pelo domínio das teorias específicas, destacadamente ao campo da ciência geográfica e, pelo domínio das teorias educacionais da aprendizagem.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

FERREIRA, F. L. S., & LIMA , E. C. (2024). THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CONTRIBUTIONS FOR THE CONSTRUCTION OF THE PHYSICAL-NATURAL RELIEF THEME IN GEOGRAPHY TEACHING / APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DA TEMÁTICA FÍSICO-NATURAL DE RELEVO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 205–219. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.667

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION