THEORETICAL AND METHODOLOGICAL CONTRIBUTIONS FOR THE CONSTRUCTION OF THE PHYSICAL-NATURAL RELIEF THEME IN GEOGRAPHY TEACHING / APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA CONSTRUÇÃO DA TEMÁTICA FÍSICO-NATURAL DE RELEVO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.667Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa, Metodologias Ativas, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, RelevoResumo
O presente estudo versa pela reflexão em torno de aportes teórico-metodológicos que possam ancorar o trabalho docente e as práticas didático-pedagógicas no contexto do ensino de Geografia. Utilizou-se como base metodológica, os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL,1963) com ênfase para as Metodologias Ativas e suas contribuições para o ensino de Geografia Física. Os procedimentos metodológicos, alicerçaram-se em pesquisas e revisões de ordem bibliográfica a respeito da temática em questão, como: Cavalcanti (1999; 2009), Ausubel (2003), Moreira (2006; 2014), Castellar e Vilhena (2016), Bacich e Moran (2018), entre outros. O conhecimento pedagógico-didático do conteúdo inerente a temática físico-natural relevo, perpassa pelo domínio das teorias específicas, destacadamente ao campo da ciência geográfica e, pelo domínio das teorias educacionais da aprendizagem.
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