PRODUCTION OF TEACHING MATERIALS FOR TEACHING ABOUT SOIL AND RELIEF: AN INCLUSIVE PROPOSAL / PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO SOLO E RELEVO: UMA PROPOSTA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.663Palavras-chave:
Inclusão, Materiais didáticos, Geografia escolar, Temas ambiental-pedológicosResumo
Muito se tem discutido acerca dos desafios que envolvem o ensino inclusivo e sua concretização, o que exige planejamento, recursos e metodologias adequadas. Em sala de aula um dos principais instrumentos de apoio utilizado é o livro didático, porém torna-se necessário outras ferramentas didático-metodológicas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. No ensino de geografia, observa-se inúmeras possibilidades de abordagem dos conteúdos, dentro eles, destaca-se os temas ambientais-pedológicos. Assim, se objetivou com esta pesquisa contribuir com as discussões que englobam o ensino de geografia, na perspectiva da inclusão, por meio da produção de um protótipo de kit de materiais para o desenvolvimento dos temas ambiental-pedológicos em sala de aula, direcionado a ouvintes e surdos. A avaliação dos materiais didáticos ocorreu a partir da realização de oficinas e aplicação de questionários com os discentes do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará, os alunos da Escola EEM Adalto Bezerra e os do Instituto Filippo Smaldone. A partir da aplicação foi possível perceber o longo caminho a ser percorrido para que o ensino inclusivo seja uma realidade, assim como possibilitou o desenvolvimento dos temas relacionados ao solo e que os alunos atuassem de forma prática em seus cotidianos.
Referências
ALMEIDA, C. L.; COSTA FALCÃO, C. L. da. O lúdico como instrumento facilitador da aprendizagem: uma abordagem ao estudo do solo no ensino de geografia. Revista Homem, Espaço e Tempo, setembro de 2012, ISSN 1982-3800. Disponível em: https://rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/124. Acesso em: 13 de março de 2022.
APOLINÁRIO, M. J. da S.; OLIVEIRA, J. D. D. de; LIMA, J. D. de; CUNHA, D. F. da. Educação de surdos no contexto escolar: o processo de construção do intérprete de libras. In: II CINTEDI. Anais. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em:< https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/22850>. Acesso em: 15 de setembro de 2021.
ARRUDA, G. A. de; DIKSON, D. Educação Inclusiva, Legislação e Implementação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 2, p. 214-227, mai./ago. 2018. ISSN 1982-9949.
AZEVEDO, A. C. de F.; SACRAMENTO, A. C. R. O material didático e o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. In: V CEDUCE. Anais. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em:< https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/42638>. Acesso em: 08 de setembro de 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. p. 123. BRASIL. Lei n.º 9.795, de 27 de Abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 14 Set 2019.
BRASIL. Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12319.htm>. Acesso em: 21 de setembro de 2021.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril De 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm/>. Acesso em: 21 de setembro de 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. p. 131.
BRASIL. Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira De Inclusão Da Pessoa Com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em 10 de setembro de 2021. BRASIL. Declaração De Salamanca. Brasília: UNESCO, 1994. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 18 de agosto de 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. p. 131. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20 de setembro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao Ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.
CARVALHO, N. L. de; BARCELLOS, A. L. de. Educação ambiental: importância na preservação dos solos e da água. Revista Monografias Ambientais – REMOA, Santa Maria, v. 16 n. 2, mai-agos 2017. p. 39 – 51. Disponível em:< https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/30067>. Acesso: 22 de abril de 2021.
CARVALHO, V. de O. ; NÓBREGA, C. S. R. da. . A história de educação dos surdos: o processo educacional inclusivo. In: II SEMINÁRIO POTIGUAR: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE - UMA QUESTÃO DE EFETIVAÇÃO DE DIREITOS. Mossoró, 2015.
CAVALCANTI, L. de S. A Geografia e a Realidade Escolar Contemporânea: Avanços, Caminhos, Alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – PERSPECTIVAS ATUAIS. Anais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
COSTA FALCAO, C.L; FALCAO SOBRINHO, J. EDUCAÇÃO EM SOLOS: abordagens teóricas e metodológicas. Acta Geográfica, 2024.
COSTA FALCÃO, C. L. Programa de Educação em Solos: Conhecer, Instrumentalizar e Propagar. (Org.) FALCAO SOBRINHO, J.; LINS JR, R. F. Extensionando: cultivando saber na escola e comunidade. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2014. p. 175-195. COSTA FALCÃO, C.L.; FALCAO SOBRINHO. A obra de Goethe e o viajante naturalista Humboldt: à prática científica do trabalho de campo. Ciência e Natura 38 (3), 1238-1245, 2016
COSTA FALCÃO, C. L.; FALCAO SOBRINHO, J. A Utilização de recursos didáticos como auxiliares no processo de aprendizagem do solo. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), Sobral - CE, V. 16, n. 1, p. 19 - 28, 2014.
COSTA, R. de C. M.; MOREIRA, C. de F. N. Fundamentos Metodológicos e Prática do Ensino de Geografia. INTA - Instituto Superior de Teologia Aplicada, 1ª Edição, Sobral, ano 2016.
DIAS, M. C. Educação inclusiva: como garantir o direito de participar e aprender. Diversa: educação inclusiva na prática, Instituto Rodrigo Mendes, 2017. Disponível em:< https://diversa.org.br/artigos/alunos-de-inclusao-como-garantir-direito-participar-aprender/>. Acesso em: 24 de agosto de 2021.
EMILIANA, C. P. dos A.; MENEZES, P. K. de. O uso do livro Didático de Geografia no ensino Fundamental do Colégio Estadual Ministro Santiago Dantas. Élisée, Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.7, n.1, p.131-143, jan./jun. 2018. FALCAO SOBRINHO, J. Relevo e paisagem: proposta metodológica. Sobral: Sobral 1 (1), 2007a.
FALCAO SOBRINHO, J; SOUZA, A.P.M.; FALCAO,, I.L.C.; FALCAO, I.L.C. natureza, Meio Ambeinte e a Teoria Geral dos Sistemas: Bases Ambientais, Econômicas e Jurídicas. Holos, 8 (IFRN), 1-22, 2017 FALCAO SOBRINHO, J.; SOUZA, C.J.O.; ROSS, J.L. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. Letra Capital Editora 1 (1), 642, 2023. FALCAO SOBRINHO, J.; COSTA FALCÃO, C.L. O entendimento da natureza ao longo da existência humana. In: FALCAO SOBRINHO, J.; SOUZA, C.J.O.; ROSS, J.L. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. Letra Capital Editora 1 (1), 642, 2023. FALCAO SOBRINHO, J. O relevo, elemento e âncora, na dinâmica da paisagem do vale, verde e cinza, do Acaraú, no estado do Ceará. Tese de doutorado. USP, São Paulo, 2007
FONSECA, R. L.; TORRES, E. C. Adaptações na Prática do Ensino de Geografia para Alunos Surdos. Geografia (Londrina), v. 23, n.2. p. 05-25, jul/dez, 2014.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. ISBN: 978-85-230-0979. p. 1-133. GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1a. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
GOES, A. M.; CAMPOS, M. de L. I. L. Aspectos da gramática da língua brasileira de sinais. (Org.) Góes, A. M. et al. Língua brasileira de sinais – Libras. São Carlos: Coleção UAB−UFSCar, 2011.
GUIMARÃES, H. M. A.; CRISTO; S, S, V. de; PAIXÃO, R. B. da; SANTIAGO, A. M. A. Educação Ambiental: Nossos Solos, Nossa Vida. Revista Educação Ambiental em Ação, 2012, nº 4. ISSN 1678-0701. p. 01-07. Disponível em:<http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1270/>. Acesso: 16 out 2019.
HANSEL, A. F.; ZYCH, A. C.; GODOY, M. A. B. Fundamentos Da Educação Inclusiva. Universidade Estadual Do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná, 2014. Disponível em:< http://repositorio.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/123456789/911/5/Fundamentos%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Inclusiva.pdf>. Acesso em: 14 de setembro de 2021.
LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. São Paulo, Oficina de Textos, 2011.
LOUZADA, C. de O.; FILHO, A. B. da F. Metodologias para o Ensino de Geografia Física. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 14, p. 75-84, jan. / abr., 2017. ISSN: 2178-0463.
MAGALHÃES, F. G. De L. O Papel Do Intérprete De Libras na Sala De Aula Inclusiva. Revista Brasileira de Educação e Cultura – Centro de Ensino Superior de São Gotardo. N° VII, jan-jun 2013. ISSN 2237-3098. p. 73-86.
MUGGLER, C. C.; SOBRINHO, F. de A. P.; MACHADO, V. A. Educação em Solos: Princípios, Teoria e Métodos. Seção VII - Ensino da Ciência do Solo. R. Bras. Ci. Solo, 30:733-740, 2006.
MODESTO, M. C.; RUBIO, J. de A. S. A Importância da Ludicidade na Construção do Conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, Volume 5, nº 1, 2014.
NETO, A. de O. S.; ÁVILA, É. G.; SALES, T. R. R.; AMORIM, S. S.; NUNES, A. K.; SANTOS, V. M. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 81-92. jan./mar. 2018, Santa Maria. Disponível em: Educação inclusiva: uma escola para todos http://dx.doi.org/10.5902/1984686X24091/>. Acesso em: 12 de Maio de 2021.
NUNES, I. S.; LAUTERT , L. F. De C. Geografia Física e Humana – Superação da Dicotomia através da Reflexão da Problemática Sócioambiental Urbana. Paranaguá, 2014. ISBN 978-85-8015-076-6, Cadernos PDE, Versão On-line.
OLIVA, D. V. Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão. Psicologia USP. Vol. 27, n° 3, 2016, p. 492-502. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/0103-656420140099/>. Acesso em: 21 de junho de 2021.
OLIVEIRA, É. D. De; SOUZA, T. E.; ALMEIDA, M. F.; TAVARES, H. R. R. O Papel E Importância Da Ciência Geográfica Enquanto Ferramenta De Emancipação Social: O Contexto Escolar. Revista de Geografia (Recife), v. 36, n° 3, 2019, p. 12 – 29.
OLIVEIRA, T. D. De; CALLAI, H. C. Inclusão Social e Cidadania: Reflexões sobre Mobilidade e Acessibilidade em Espaços Escolares. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, Aracaju, v. 6, n.3, p. 123 – 132, Fev. 2018.
PEREIRA, F. R.; ARRUDA, G. B. Material Didático no Ensino de Geografia para Surdos. GIRAMUNDO , Rio De Janeiro , v. 3 , n°. 5 , p. 103 - 110 , Jan./Jun. 2016.
PERUSI, M. C.; SENA, C. C. R. G. de. Educação em Solos, Educação Ambiental Inclusiva e Formação Continuada de Professores: Múltiplos aspectos do saber Geográfico. Entre-Lugar, Dourados, MS, ano 3, n.6, p 153 - 164, 2. Semestre de 2012.
PINTO SOBRINHO, F. de A. Educação em Solos: construção conceitual e metodológica com docentes da Educação básica. 2005. Programa de Pós-graduação em solos e nutrição de plantas. Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, 2005.
PORFIRIO, L. B. L.; SANTOS, G. G. dos; Leite, A. M. A. L. Geografia e Ensino: Desafios e Possibilidades. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS. Anais. 2014. ISBN: 978-85-98539-04-1. Disponível em:< http://www.cbg2014.agb.org.br/site/anaiscomplementares?AREA=5#L/>. Acesso em: 26 de junho de 2021.
QUADROS, R. M. De. O Tradutor e Intérprete De Língua Brasileira De Sinais e Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília : MEC ; SEESP, 2004.
REIS, J. G.; MOURÃO, A. R. B.. Escola de surdo: um espaço negado. Sá, Nídia de, Surdos: qual escola?. Manaus: Editora Valer e Edua, 2011.
ROSA, T. da S.; MENDONÇA, M. B.; MONTEIRO, T. G.; SOUZA, R. M. De; LUCENA, R. A Educação Ambiental como estratégia para a redução de riscos Socioambientais. Ambiente & Sociedade. São Paulo v. XVIII, n. 3, p. 211-230, jul.-set. 2015.
SILVA, C. S. da; COSTA FALCÃO, C. L. da; FALCAO SOBRINHO, J. O ensino do solo no livro didático de geografia. Revista Homem, Espaço e Tempo. Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA. Ano II, número 1, março de 2008. ISSN 1982-3800.
SILVA, O. V. da. Sistemas Produtivos, Desenvolvimento Econômico e Degradação Ambiental. Revista Científica Eletrônica Turismo Periodicidade Semestral, Ano 2006, III Edição, n° 5.
SILVA, W. I.; OLIVEIRA, J. G. R. de. Práticas De Educação Ambiental Nas Aulas De Geografia Do Ensino Médio: Reciclando Velhos Hábitos. Revbea, São Paulo, V. 14, No 1: 275-294, 2019. p. 275-294.
SOUSA, V. P de. Geografia e Meio Ambiente: Reflexões acerca das práticas socioculturais na concepção de sustentabilidade. Revista Diversidade e Gestão 1(2): 178-188. 2017 e-ISSN: 2527-0044. P. 178-188. Disponível em:<https://itr.ufrrj.br/diversidadeegestao/diversidade-e-gestao-vol-1-no-2-2017/>. Acesso em: 03 de maio de 2021.
STROBEl, K. História Da Educação De Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciatura em Letras - LIBRAS na modalidade a distância. Florianópolis, 2009.
SUERTEGARAY, D. M. A. Notas sobre Epistemologia da Geografia. Cadernos Geográficos - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Nº 12 - Maio 2005.
UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Unicef, 2019. Disponível em:< https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990>. Acesso em 24 de agosto de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CAROLINE ROCHA DOS SANTOS, CLEIRE LIMA DA COSTA FALCÃO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.