PRODUCTION OF TEACHING MATERIALS FOR TEACHING ABOUT SOIL AND RELIEF: AN INCLUSIVE PROPOSAL / PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO SOLO E RELEVO: UMA PROPOSTA INCLUSIVA

Autores

  • CAROLINE ROCHA DOS SANTOS Universidade Estadual do Ceará/UECE
  • CLEIRE LIMA DA COSTA FALCÃO Universidade Estadual do Ceará/UECE

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.663

Palavras-chave:

Inclusão, Materiais didáticos, Geografia escolar, Temas ambiental-pedológicos

Resumo

Muito se tem discutido acerca dos desafios que envolvem o ensino inclusivo e sua concretização, o que exige planejamento, recursos e metodologias adequadas. Em sala de aula um dos principais instrumentos de apoio utilizado é o livro didático, porém torna-se necessário outras ferramentas didático-metodológicas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. No ensino de geografia, observa-se inúmeras possibilidades de abordagem dos conteúdos, dentro eles, destaca-se os temas ambientais-pedológicos. Assim, se objetivou com esta pesquisa contribuir com as discussões que englobam o ensino de geografia, na perspectiva da inclusão, por meio da produção de um protótipo de kit de materiais para o desenvolvimento dos temas ambiental-pedológicos em sala de aula, direcionado a ouvintes e surdos. A avaliação dos materiais didáticos ocorreu a partir da realização de oficinas e aplicação de questionários com os discentes do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará, os alunos da Escola EEM Adalto Bezerra e os do Instituto Filippo Smaldone. A partir da aplicação foi possível perceber o longo caminho a ser percorrido para que o ensino inclusivo seja uma realidade, assim como possibilitou o desenvolvimento dos temas relacionados ao solo e que os alunos atuassem de forma prática em seus cotidianos.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

SANTOS, C. R. D., & FALCÃO, C. L. D. C. (2024). PRODUCTION OF TEACHING MATERIALS FOR TEACHING ABOUT SOIL AND RELIEF: AN INCLUSIVE PROPOSAL / PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO SOLO E RELEVO: UMA PROPOSTA INCLUSIVA. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 172–204. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.663

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION