ETHNOGEOMORPHOLOGY AND TEACHING GEOGRAPHY IN BASIC EDUCATION: THE CHALLENGE OF THE METHOD / A ETNOGEOMORFOLOGIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • REJANE MARIA LIMA DE SOUSA Professora de Geografia da Secretaria da Educação do Ceará
  • JOSÉ FALCÃO SOBRINHO Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.660

Palavras-chave:

Etnogeomorfologia, Métodologia de pesquisa, Ensino de Geografia, Educação básica

Resumo

Este trabalho apresenta a paisagem litorânea do município de Camocim - Ceará, a catalogação dos conhecimentos das comunidades tradicionais locais, os conhecimentos que os alunos adquiriram através da vivência em comunidade e o uso da Etnogeomorfologia no ensino de Geografia na educação básica. A pesquisa buscou entender qual a melhor forma de evidenciar o uso dos conhecimentos tradicionais no ensino de geografia na educação básica do município. Para tal foram escolhidas três comunidades tradicionais, Guriú, Amarelas e bairro Praia que trabalham com pesca artesanal ou na agricultura de subsistência, bem como as escolas dessas comunidades. Concluiu-se que o método foi eficiente e nos mostrou que alguns dos professores e a maioria dos alunos desconhecem tanto os conhecimentos científicos sobre a paisagem local como os etnoconhecimentos das comunidades tradicionais.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.

CAVALCANTI, L. S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia – GO. C&A Alfa Comunicação. 2019.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geogradia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

COSTA FALCAO, C.L; FALCAO SOBRINHO, J. EDUCAÇÃO EM SOLOS: abordagens teóricas e metodológicas. Acta Geográfica, 2024.

COPATTI, C. O pensamento pedagógico-geográfico no ensino escolar de geografia: possibilidades para o estudo das temáticas físico-naturais. In: FALCÃO SOBRINHO, J.; SOUZA, Carla J. O.; ROSS, J. L. S. (Orgs). A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2023.

FALCÃO SOBRINHO, J.; SOUZA, C. J. O.; ROSS, J. L. S. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2023. v. 1. 642p

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIMA, E.C. Ensino e bacias hidrograficas semiaridas. In: FALCÃO SOBRINHO, J.; SOUZA, C. J. O. (Org.) ; ROSS, J. L. S. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2023. v. 1. 642p

LIMA, E.C.; PEREIRA, M.C.M.D. Caracterização geomorfológica ao longo de um perfil longitudinal na costa oeste do litoral de Camocim-CE – Brasil. Marízia Clara de Menezes Dias Pereira. In: LIMA, E.C.; FALCÃO SOBRINHO, J.; PEREIRA, M.C.M.D. Entre Florestas e Oceanos: diálogos naturais luso-brasileiros. Ed. Sertã Cult, 2024.

MATOS, F. B.; FALCAO SOBRINHO, J. . Percepção em relevo: um caminhar teórico e metodológico na etnogeomorfologia. Revista Equador, v. 11, p. 44-75, 2022.

MATOS, F. B.; FALCÃO SOBRINHO, JOSE . Etnogeomorfologia no maciço da Meruoca, Ceará. Revista Internacional de Direito Ambiental, v. 14, p. 252-267, 2022.

MORAIS, E. M. B. Desafios e possibilidades em abordar os componentes

fisico-naturais na geografia escolar. In: FALCAO SOBRINHO, J.; SOUZA, C. J. O. (Org.) ; ROSS, J. L. S. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2023. v. 1. 642p

MORAIS, E. M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 175-194, jul./dez., 2014.

MORAIS, E. M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar. (Tese de Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

MORAN, J.; BACICH, L. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

SACRAMENTO, A. C. R. A importância das pesquisas sobre o ensino de cidades na Educação Básica. In: SACRAMENTO, A. C. R.; SANTANA FILHO, M. M. de. (orgs.). Ensino de Geografia: a produção social do espaço e processos formativos. Rio de Janeiro: Consequência, 2020.

SOUZA, C.J.O. Educação geografica e a contribuicao de novos temas:

geodiversidade e risco socioambiental. In: FALCAO SOBRINHO, J.; SOUZA, C. J. O. (Org.) ; ROSS, J. L. S. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2023. v. 1. 642p

SOUSA, R. M. L. ; FALCAO SOBRINHO, J.; LIMA, E. C.; ARAUJO., R. L. The Ethnogeomorphological Vision of Artisan Fishermen from the Guriú Community, Camocim-Ceará. Global Journal Of Human Social Sciences, v. XXIV, p. 2-44, 2024.

SOUSA, R. M. L. ; ARAUJO, R. L. ; NUNES, S. C. L.; FALCÃO SOBRINHO, J. Ethnoknowledge Through Ethnogeomorphology and Geography Teaching: First Approaches. Journal of Education and Learning, v. 12, p. 28, 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

SOUSA, R. M. L. D., & SOBRINHO, J. F. (2024). ETHNOGEOMORPHOLOGY AND TEACHING GEOGRAPHY IN BASIC EDUCATION: THE CHALLENGE OF THE METHOD / A ETNOGEOMORFOLOGIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 126–157. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.660

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION