ETHNOGEOMORPHOLOGY AND TEACHING GEOGRAPHY IN BASIC EDUCATION: THE CHALLENGE OF THE METHOD / A ETNOGEOMORFOLOGIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.660Palavras-chave:
Etnogeomorfologia, Métodologia de pesquisa, Ensino de Geografia, Educação básicaResumo
Este trabalho apresenta a paisagem litorânea do município de Camocim - Ceará, a catalogação dos conhecimentos das comunidades tradicionais locais, os conhecimentos que os alunos adquiriram através da vivência em comunidade e o uso da Etnogeomorfologia no ensino de Geografia na educação básica. A pesquisa buscou entender qual a melhor forma de evidenciar o uso dos conhecimentos tradicionais no ensino de geografia na educação básica do município. Para tal foram escolhidas três comunidades tradicionais, Guriú, Amarelas e bairro Praia que trabalham com pesca artesanal ou na agricultura de subsistência, bem como as escolas dessas comunidades. Concluiu-se que o método foi eficiente e nos mostrou que alguns dos professores e a maioria dos alunos desconhecem tanto os conhecimentos científicos sobre a paisagem local como os etnoconhecimentos das comunidades tradicionais.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
CAVALCANTI, L. S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia – GO. C&A Alfa Comunicação. 2019.
CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geogradia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
COSTA FALCAO, C.L; FALCAO SOBRINHO, J. EDUCAÇÃO EM SOLOS: abordagens teóricas e metodológicas. Acta Geográfica, 2024.
COPATTI, C. O pensamento pedagógico-geográfico no ensino escolar de geografia: possibilidades para o estudo das temáticas físico-naturais. In: FALCÃO SOBRINHO, J.; SOUZA, Carla J. O.; ROSS, J. L. S. (Orgs). A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2023.
FALCÃO SOBRINHO, J.; SOUZA, C. J. O.; ROSS, J. L. S. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2023. v. 1. 642p
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIMA, E.C. Ensino e bacias hidrograficas semiaridas. In: FALCÃO SOBRINHO, J.; SOUZA, C. J. O. (Org.) ; ROSS, J. L. S. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2023. v. 1. 642p
LIMA, E.C.; PEREIRA, M.C.M.D. Caracterização geomorfológica ao longo de um perfil longitudinal na costa oeste do litoral de Camocim-CE – Brasil. Marízia Clara de Menezes Dias Pereira. In: LIMA, E.C.; FALCÃO SOBRINHO, J.; PEREIRA, M.C.M.D. Entre Florestas e Oceanos: diálogos naturais luso-brasileiros. Ed. Sertã Cult, 2024.
MATOS, F. B.; FALCAO SOBRINHO, J. . Percepção em relevo: um caminhar teórico e metodológico na etnogeomorfologia. Revista Equador, v. 11, p. 44-75, 2022.
MATOS, F. B.; FALCÃO SOBRINHO, JOSE . Etnogeomorfologia no maciço da Meruoca, Ceará. Revista Internacional de Direito Ambiental, v. 14, p. 252-267, 2022.
MORAIS, E. M. B. Desafios e possibilidades em abordar os componentes
fisico-naturais na geografia escolar. In: FALCAO SOBRINHO, J.; SOUZA, C. J. O. (Org.) ; ROSS, J. L. S. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2023. v. 1. 642p
MORAIS, E. M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 175-194, jul./dez., 2014.
MORAIS, E. M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar. (Tese de Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MORAN, J.; BACICH, L. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
SACRAMENTO, A. C. R. A importância das pesquisas sobre o ensino de cidades na Educação Básica. In: SACRAMENTO, A. C. R.; SANTANA FILHO, M. M. de. (orgs.). Ensino de Geografia: a produção social do espaço e processos formativos. Rio de Janeiro: Consequência, 2020.
SOUZA, C.J.O. Educação geografica e a contribuicao de novos temas:
geodiversidade e risco socioambiental. In: FALCAO SOBRINHO, J.; SOUZA, C. J. O. (Org.) ; ROSS, J. L. S. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2023. v. 1. 642p
SOUSA, R. M. L. ; FALCAO SOBRINHO, J.; LIMA, E. C.; ARAUJO., R. L. The Ethnogeomorphological Vision of Artisan Fishermen from the Guriú Community, Camocim-Ceará. Global Journal Of Human Social Sciences, v. XXIV, p. 2-44, 2024.
SOUSA, R. M. L. ; ARAUJO, R. L. ; NUNES, S. C. L.; FALCÃO SOBRINHO, J. Ethnoknowledge Through Ethnogeomorphology and Geography Teaching: First Approaches. Journal of Education and Learning, v. 12, p. 28, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REJANE MARIA LIMA DE SOUSA, JOSÉ FALCÃO SOBRINHO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.