ETHNOGEOMORPHOLOGY AND TEACHING GEOGRAPHY IN BASIC EDUCATION: THE CHALLENGE OF THE METHOD / A ETNOGEOMORFOLOGIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DO MÉTODO
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.660Palavras-chave:
Etnogeomorfologia, Métodologia de pesquisa, Ensino de Geografia, Educação básicaResumo
Este trabalho apresenta a paisagem litorânea do município de Camocim - Ceará, a catalogação dos conhecimentos das comunidades tradicionais locais, os conhecimentos que os alunos adquiriram através da vivência em comunidade e o uso da Etnogeomorfologia no ensino de Geografia na educação básica. A pesquisa buscou entender qual a melhor forma de evidenciar o uso dos conhecimentos tradicionais no ensino de geografia na educação básica do município. Para tal foram escolhidas três comunidades tradicionais, Guriú, Amarelas e bairro Praia que trabalham com pesca artesanal ou na agricultura de subsistência, bem como as escolas dessas comunidades. Concluiu-se que o método foi eficiente e nos mostrou que alguns dos professores e a maioria dos alunos desconhecem tanto os conhecimentos científicos sobre a paisagem local como os etnoconhecimentos das comunidades tradicionais.
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