ETHNOGEOMORPHOLOGY AND TEACHING GEOGRAPHY IN BASIC EDUCATION: THE CHALLENGE OF THE METHOD / A ETNOGEOMORFOLOGIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • REJANE MARIA LIMA DE SOUSA Professora de Geografia da Secretaria da Educação do Ceará
  • JOSÉ FALCÃO SOBRINHO Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.660

Palavras-chave:

Etnogeomorfologia, Métodologia de pesquisa, Ensino de Geografia, Educação básica

Resumo

Este trabalho apresenta a paisagem litorânea do município de Camocim - Ceará, a catalogação dos conhecimentos das comunidades tradicionais locais, os conhecimentos que os alunos adquiriram através da vivência em comunidade e o uso da Etnogeomorfologia no ensino de Geografia na educação básica. A pesquisa buscou entender qual a melhor forma de evidenciar o uso dos conhecimentos tradicionais no ensino de geografia na educação básica do município. Para tal foram escolhidas três comunidades tradicionais, Guriú, Amarelas e bairro Praia que trabalham com pesca artesanal ou na agricultura de subsistência, bem como as escolas dessas comunidades. Concluiu-se que o método foi eficiente e nos mostrou que alguns dos professores e a maioria dos alunos desconhecem tanto os conhecimentos científicos sobre a paisagem local como os etnoconhecimentos das comunidades tradicionais.

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

SOUSA, R. M. L. D., & SOBRINHO, J. F. (2024). ETHNOGEOMORPHOLOGY AND TEACHING GEOGRAPHY IN BASIC EDUCATION: THE CHALLENGE OF THE METHOD / A ETNOGEOMORFOLOGIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 112–143. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.660

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION