GEOMORPHOLOGY AND ECOLOGICAL SERVICES AS THE FOUNDATIONS OF THE INTEGRATED COASTAL PLAIN MANAGEMENT IN ICAPUÍ, STATE OF CEARA, BRAZILIAN NORTHEAST
Palavras-chave:
Geomorfologia costeira, Geomorfologia e sociedade, Serviços ecologicos, Erosão e mudanças globaisResumo
Foi possível constatar um ritmo crescentes e contínuos da erosão costeira entre os anos de 1985 e 2018. De a erosão demostrar uma certa convergência com as previsões do IPCC (2019), e como a primeira e segunda décadas amostradas o litoral apresentou pontuais intervenções humanas, o ecossistema manguezal foi bastante alterado. E, dessa forma, não foi possível afirmar com maior segurança a relação da erosão costeira e a salinização do lençol freático com a subida do nível do mar. Entretanto, devido recuos da linha de costa em até 150 metros (destruição de moradias na última década), é extremamente prudente utilizar os dados da pesquisa devido demostrar a erosão contínua em praias arenosas e rochosas e na base das falésias vivas. A salinização do aquífero, pelo menos, foi intensificada nos últimos 25 anos. Os componentes do relevo da planície costeira foram analisados de modo a vincular os processos morfológicos aos ecossistemas. O resultado de 13 oficinas realizadas com 34 comunidades de pescadores e camponesas, evidenciou os vínculos dos processos geomorfológicos e ecológico com o modo de vida comunitários, etapa que definiu os serviços ecológicos da planície costeira, importantes para a gestão costeira integrada de Icapuí, Ceará, Nordeste do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.