GEOTECHNOLOGIES AND THEIR APPROACHES IN GEOMORPHOLOGICAL STUDIES: CHALLENGES AND POSSIBILITIES BEYOND GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS)
Resumo
O conceito de Geotecnologia se consolidou associado a plataformas SIG`s, softwares de geoprocessamento e/ou processamento digital de imagens. Com o aperfeiçoamento e surgimento de novas técnicas nas últimas décadas devido a constantes avanços tecnológicos, essa limitação conceitual deve ser ampliada, compreendendo geotecnologias como o conjunto de técnicas utilizadas para obtenção de dados em determinado local geográfico, com o objetivo de processar e analisá-los em função de uma hipótese proposta. O objetivo do presente trabalho é abordar as diferentes possibilidades de uso das mesmas a partir de alguns exemplos, além de fomentar a abordagem das mesmas no âmbito da geomorfologia brasileira. O procedimento metodológico ocorreu em duas etapas, sendo a primeira revisão de literatura sobre exemplos de técnicas que podem ser consideradas geotecnologias; e a segunda, análise e quantificação de publicações em anais dos últimos 10 anos do Simpósio Nacional de Geomorfologia (SINAGEO), obtendo, assim, panorama a partir da maior base da dados de trabalhos na temática realizados no Brasil. Ressalta-se que o pesquisador deve considerar a escala de análise adotada para utilizar as Geotecnologias, uma vez que a utilização ou correlação equivocada pode comprometer os resultados e até invalidá-los. Este parece ser o caminho a seguir, sendo a Geografia, Geologia e Geomorfologia brasileira parte desse movimento, contribuindo para o avanço da ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.