KNOWING THE STRUCTURE OF THE EARTH WITH YOUR HANDS: INCLUSIVE POSSIBILITIES IN GEOGRAPHY TEACHING / CONHECENDO O RELEVO DA TERRA COM AS MÃOS: POSSIBILIDADES INCLUSIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.661Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Pessoas Com Deficiência Visual, Recursos Táteis, Relevo Da Terra, Aprendizagem SignificativaResumo
A utilização de recursos táteis no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual possibilita a autonomia, acessibilidade e compreensão dos conceitos. Porém, devem ser utilizados de forma articulada com os objetivos da aula e especificidades dos estudantes. Partindo desses pressupostos, foram selecionados conteúdos referentes ao relevo da terra para elaboração artesanal de representações táteis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, articulada com as vivências de formações continuadas, contato com pessoas com deficiência visual e reflexões teórico-práticas da atual pesquisa de doutorado. São muitos desafios para tornar o ensino de Geografia inclusivo, no entanto, existem alternativas potencializadoras para esse fim, tendo como ponto de partida o diálogo.
Referências
AGUIAR, Patrícia Rosa; COSTA, Francisco Wendell Dias. O ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro–campus Patrocínio-MG. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 19, n. 3, p. 26-47, 2021.
ALMEIDA, Regina Araujo de; CARMO, Waldirene Ribeiro do e SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de. Cartografia inclusiva: reflexões e propostas. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, v. 100, p. 224- 246, 2018.
ALVES, Maria Manuela; RIBEIRO, Jaime; SIMÕES, Fátima. Universal Design for Learning (UDL): Contributos para uma escola de todos. In: Indagatio Didactica, v.5 (4), dezembro de 2013.
ARROYO, Miguel González. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. 15ª edição. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação Portaria Normativa n° 13, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”. Brasília, 2007.
CAIADO, Katia Regina Moreno. Aluno com deficiência visual na escola: lembranças e depoimentos. 3ºedição. Campinas – SP: Autores associados, 2014. 146p.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2022. (Coleção ideias em ação/ coordenadora Anna Maria Pessoa de Carvalho).
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
DAVIS, George H; REYNOLDS, Stephen J. Structural Geology of Rocks and Regions (second edition). John Wiley & Sons, Inc, 1996. p.352.
FOSSEN, Haakon. Geologia estrutural. São Paulo: Oficina de Textos, 2017.
FREIRE. Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5ª edição revisada, Campinas – SP: Autores Associados, 2012.
GUERRA, Antonio Teixeira. Dicionário Geológico-Geomorfológico. 4ª ed. Rio de Janeiro: Secretaria de Planejamento da Presidência da República, Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1975. 439p.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LIBÂNEO, Carlos José. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28ª edição, São Paulo: Edições Loyola, 2014.
LOCZY Louis de; LADEIRA Eduardo A. Geologia Estrutural e introdução à Geotectônica. São Paulo: Blücher, Rio de Janeiro: CNPq, 1976, 528p.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Summus, 2015. 96p
MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Brasília: Ministério da Ação Social, CORDE,1994.
MAZZOTTA, Marcos José da Silva. Fundamentos da educação especial. Livraria Pioneira Editora, 1982.
MOREIRA, Antonio Marco. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionadas à Saúde. Décima Revisão. São Paulo: Edusp, 1993.
PENTEADO, Margarida Maria. Fundamentos de Geomorfologia. Rio de Janeiro: IBGE, 1978.
SANTOS, Karoline Oliveira. Contribuições da Geografia para além do visível: o significado do conceito de cidade para as pessoas com deficiência visual de Londrina (PR). 2021. 304 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) -Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021.
SANTOS, Karoline Oliveira; TORRES, Eloiza Cristiane. Geomorfologia fluvial e a elaboração de recursos didáticos táteis para discentes com deficiência visual. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 3(1), 1–21, 2022.
SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de; CARMOS, Waldirene Ribeiro do. Cartografia inclusiva: o potencial dos mapas táteis no ensino de geografia. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 9, n. 2, p. 127-144, 2022.
SILVA, Marcos Egydio; MACHADO, Rômulo. Deformações de rochas: estruturas e processos. In: TEIXEIRA, Wilson; FAIRCHILD, Thomas Rich; TOLEDO, M. Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra. 2ª Edição, São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, p.420 – 445.
VALLE, Jan W; CONNOR, David J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às práticas inclusivas na escola. Tradução: Fernando de Siqueira Rodrigues; revisão técnica Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida. Porto Alegre: AMGH, 2014. 240p.
VENTORINI, Silvia Elena. A experiência como fator determinante na representação espacial do deficiente visual. 2007. 224 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) -Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Problemas da defectologia. Org: PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth. Expressão popular: 1ª Edição, São Paulo, 2021. 237p.
ZERBATO, Ana Paula. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 298 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 KAROLINE OLIVEIRA SANTOS, Eloiza Cristiane Torres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.