KNOWING THE STRUCTURE OF THE EARTH WITH YOUR HANDS: INCLUSIVE POSSIBILITIES IN GEOGRAPHY TEACHING / CONHECENDO O RELEVO DA TERRA COM AS MÃOS: POSSIBILIDADES INCLUSIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • KAROLINE OLIVEIRA SANTOS Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO – UEL)
  • ELOIZA CRISTIANE TORRES Docente da Universidade Estadual de Londrina - UEL, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geociências

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.661

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Pessoas Com Deficiência Visual, Recursos Táteis, Relevo Da Terra, Aprendizagem Significativa

Resumo

A utilização de recursos táteis no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual possibilita a autonomia, acessibilidade e compreensão dos conceitos. Porém, devem ser utilizados de forma articulada com os objetivos da aula e especificidades dos estudantes. Partindo desses pressupostos, foram selecionados conteúdos referentes ao relevo da terra para elaboração artesanal de representações táteis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, articulada com as vivências de formações continuadas, contato com pessoas com deficiência visual e reflexões teórico-práticas da atual pesquisa de doutorado. São muitos desafios para tornar o ensino de Geografia inclusivo, no entanto, existem alternativas potencializadoras para esse fim, tendo como ponto de partida o diálogo.

Biografia do Autor

KAROLINE OLIVEIRA SANTOS, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO – UEL)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO-UEL). Bolsista Capes. Desenvolve pesquisas com ênfase no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual; recursos didáticos de Geografia para pessoas com deficiência visual; Contribuição dos conceitos de Geografia para construção do raciocínio geográfico dos estudantes com deficiência visual. A área de pesquisa atual relaciona a tríade: Ensino de Geografia - Educação especial na Perspectiva Inclusiva - Políticas Públicas Educacionais. Mestre em Geografia (2021) - Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Licenciada e Bacharel em Geografia (2018) pela Universidade Estadual de Londrina, participou do Programa de Iniciação à Docência - PIBID entre os anos de (2014 a 2016), e colaboradora entre (2016 a 2017) posteriormente participou do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC entre (2016 a 2018) com ênfase para pesquisas na área de economia urbana e espaço metropolitano. Possui especialização em Ensino de Geografia (2019) pela Universidade Estadual de Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Educação Ambiental (GEENGEA/UEL). Áreas de interesse: Ensino de Geografia; Educação Especial e Inclusiva; Cartografia Tátil; Educação Ambiental; Geografia Urbana; Produção e Reprodução do espaço Urbano; Planejamento urbano.

ELOIZA CRISTIANE TORRES, Docente da Universidade Estadual de Londrina - UEL, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geociências

Possui Licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós doutorado pela Universidade Estadual de Maringá com estágio na Universitá degli Studi di Genova-Italia, licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica do Crato. .Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, lecionando na graduação, mestrado/doutorado, é coordenadora da especialização em ensino de Geografia. Participou de programas como Parfor, PDE, Residência Pedagógica, Pet e PIBID. Atua principalmente com: Educação Ambiental, Educação Especial e Ensino de Geografia (Geografia da infância). 

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Publicado

2024-09-24

Como Citar

SANTOS, K. O., & TORRES, E. C. (2024). KNOWING THE STRUCTURE OF THE EARTH WITH YOUR HANDS: INCLUSIVE POSSIBILITIES IN GEOGRAPHY TEACHING / CONHECENDO O RELEVO DA TERRA COM AS MÃOS: POSSIBILIDADES INCLUSIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 5(3), 158–171. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.661

Edição

Seção

GEOMORPHOLOGY AND GEOGRAPHICAL EDUCATION