KNOWING THE STRUCTURE OF THE EARTH WITH YOUR HANDS: INCLUSIVE POSSIBILITIES IN GEOGRAPHY TEACHING / CONHECENDO O RELEVO DA TERRA COM AS MÃOS: POSSIBILIDADES INCLUSIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n3.2024.661Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Pessoas Com Deficiência Visual, Recursos Táteis, Relevo Da Terra, Aprendizagem SignificativaResumo
A utilização de recursos táteis no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual possibilita a autonomia, acessibilidade e compreensão dos conceitos. Porém, devem ser utilizados de forma articulada com os objetivos da aula e especificidades dos estudantes. Partindo desses pressupostos, foram selecionados conteúdos referentes ao relevo da terra para elaboração artesanal de representações táteis. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, articulada com as vivências de formações continuadas, contato com pessoas com deficiência visual e reflexões teórico-práticas da atual pesquisa de doutorado. São muitos desafios para tornar o ensino de Geografia inclusivo, no entanto, existem alternativas potencializadoras para esse fim, tendo como ponto de partida o diálogo.
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