MAPPING THE RISK OF FLOODING ON THE COASTAL PLAIN OF THE STATE OF PIAUÍ / MAPEAMENTO DO RISCO DE INUNDAÇÃO DA PLANÍCIE COSTEIRA DO ESTADO DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v5n1.2024.607Palavras-chave:
SIGs, Inundação, Análise multicritérioResumo
Este estudo teve como objetivo o mapeamento das áreas de risco de inundação da Planície costeira do Piauí, com o intuito de constituir um instrumento de gestão para essas áreas. A área de estudo, localiza-se na porção norte do litoral piauiense e no nordeste setentrional do Brasil, apresentando uma linha de costa de 66 km. Esta abrange quatro municípios, sendo eles: Ilha Grande de Santa Isabel, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A metodologia empregada se fundamentou no conceito de ecodinâmica e no uso do geoprocessamento e sensoriamento remoto, onde foi realizada uma análise de multicritério baseada na média ponderada, estabelecendo pesos e notas para cada variável utilizada (Altimetria, declividade, geologia, geomorfologia e uso e cobertura). Os resultados destacaram a presença de cinco classes de risco a inundação, estas variando em diferentes graus que vão desde risco muito baixo a risco muito alto. Assim, notou-se que as áreas que apresentam altitudes mais elevadas destacadas em (tabuleiros costeiros e campos de dunas móveis) apresentaram risco muito baixo de inundação e já as áreas próximas a canais fluviais representam as áreas de maior risco de inundação. Com isso, viu-se que as técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto foram bastante eficazes como instrumento de análise da pesquisa. Viu-se também a necessidade de uma melhor gestão dessas áreas, necessitando de um plano de manejo e políticas públicas que visem uma melhor administração dessas zonas.
Referências
ANDRES, Juliano; CANEPARO, Sony. Cortese; HENDGES, Elvis. Habuske. Riscos de Inundação na Cidade de Francisco Beltrão (PR) por meio de Combinação Linear Ponderada Difusa. IN: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR. Anais...João Pessoa-PB, Brasil, 2015, INPE.
BAPTISTA, E.M.C. Caracterização e importância ecológica e econômica dos recifes da zona costeira do Estado do Piauí. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2004, 289 f.
BRASIL. Ministério do Exército – Diretoria do Serviço Geográfico. Região Nordeste do Brasil. Folha SA 24 Y-A –V Bitupitá. [S.I.]: SUDENE/DSG, 1972. Escala: 1: 100.000.
BRASIL. Ministério do Exército – Diretoria do Serviço Geográfico. Região Nordeste do Brasil. Folha SA 24 Y-A-IV Parnaíba. [S.I.]: SUDENE/DSG, 1972. Escala: 1: 100.000.
CUNHA, Sandra; TAVEIRA-PINTO, Francisco. Aplicação de uma metodologia de análise de risco de inundações à zona ribeirinha do Peso da Régua. IN: 6ª Jornada de Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Anais... FEUP, 211.
FUNDAÇÃO CENTRO DE PESQUISAS ECONÔMICAS E SOCIAIS DO PIAUÍ – FUNDAÇÂO CEPRO. 1990. Atlas do Estado do Piauí. Rio de Janeiro: IBGE. 26p.
HORA, Silmara Borges da; GOMES, Ronaldo Lima. Mapeamento e avaliação do risco a inundação do Rio Cachoeira em trecho da área urbana do Município de Itabuna/BA. Revista Sociedade e natureza. (Online) vol.21 no.2 Uberlândia Aug. 2009.
INTERNATIONAL STRATEGY FOR DISASTER REDUCTION – ISDR – UN. Secretariat. United Nations documents related to disaster reduction 2000- 2007: Advance copy. Geneva, UN. International Strategy for Disaster Reduction (ISDR). Secretariat, 2007.
JANKOWSKI, P. (1995). Integrating Geographical Information Systems and Multiple Criteria Decision-making methods. International Journal of Geographical Information System, 9, p. 251-273.
LINS-DE-BARROS, Flávia Moraes; MUEHE. Dieter. Avaliação local da vulnerabilidade e riscos de inundação na zona costeira da Região dos Lagos, Rio de Janeiro. Quaternary and Environmental Geosciences (2010) 02 (1):55-66.
NAIME, Roberto; ALMEIDA, Paulo Roberto Coutinho Marques de. Áreas de risco por inundação na área da região urbana do município de Novo Hamburgo - Vale dos Sinos – RS. Revista Ciência e Natura, UFSM, 27(1): 71 - 91, 2005.
Muehe D., Fernandez G.B., Bulhões E.M.R., Azevedo I.F. de. Avaliação da vulnerabilidade física da orla costeira em nível local tomando como exemplo o arco praial entre Rio das Ostras e o Cabo Búzios – RJ. Revista Brasileira de Geomorfologia - v. 12, nº 2 (2011).
PEREIRA. Margarida; VENTURA, José Eduardo. AS ÁREAS INUNDÁVEIS EM MEIO URBANO A abordagem dos instrumentos de planeamento territorial. 7º Congresso da Água, APRH, (em CD-ROM, s. p.), 2004.
SOUSA, Roneide dos Santos. Planície Costeira do Estado do Piauí: mapeamento das unidades de paisagem, uso e cobertura da terra e vulnerabilidade ambiental. 138f. (Mestrado em Geografia – Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal do Piauí), Teresina, 2015.
TOMMINAGA, Lídia. Keiko; SANTORO, Jair; AMARAL, Rosangela do. Desastres naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009.p. 196.
TUCCI, C. E. M. Gestão das inundações urbanas. Global Water Partnership. Edição em arquivo digital. Brasília, 2005.
TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: Fundação IBGE, 1977.
VALLADARES, G.S.; FARIA, A.L.L. SIG na análise do risco de salinização na bacia do Rio Coruripe, AL. ENGEVISTA, v. 6, p.86-98, 2004.
XAVIER-DA-SILVA, J. Geoprocessamento para Análise Ambiental. Rio de Janeiro, Ed. do Autor, 228p. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 JÉSSICA CRISTINA OLIVEIRA FROTA, GUSTAVO SOUZA VALLADARES, JORGE EDUARDO DE ABREU PAULA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.