RELIEF IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS: SOME DISCUSSIONS / RELEVO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS DISCUSSÕES
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v4n2.2023.411Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Livro Didático, RelevoResumo
conteúdo relevo apresenta diversas significações e formas de abordagem, ao ser submetido ao texto pedagógico assume características e reproduz discursos específicos. A opção pela análise do livro didático se deu devido, reconhecer o mesmo como um recurso didático capaz de produzir, reproduzir e dissolver realidades e por muitas vezes ser o único recurso didático utilizado nas aulas de geografia. O objetivo geral definiu-se em identificar a presença e a qualidade do conteúdo relevo nos livros didáticos de Geografia do 8º e 9ºº ano, ensino fundamental-anos finais, adotados em Teresina-PI, para o quadriênio 2020-2024. Por sua vez, os objetivos específicos visam analisar a dimensão do tema relevo nos conteúdos de Geografia, na coleção de livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental anos finais, recomendados pelo Ministério da Educação/Plano Nacional do Livro Didático 2020 que estão sendo utilizados na Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI; verificar se a temática relevo nos livros didáticos do Ensino Fundamental anos finais, dialogam com a proposta curricular nacional a fim de apresentar ao leitor possíveis semelhanças e dissonâncias entre o texto curricular produzido pelo Ministério da Educação. Para alcançar os objetivos propostos adotou-se pelo método dialético, procedimento metodológico a pesquisa do tipo bibliográfica e devido a sua natureza multidimensional a abordagem qualitativa, e o método de análise de conteúdo proposto por (Bardin, 1977), como apoio teórico metodológico. A leitura do relevo no livro didático de Geografia oportunizou a discussão da temática e percebeu-se que a mesma ainda está vinculada em grande parte à descrição compartimentada dos aspectos naturais destaque, para os livros do oitavo e nono ano.
Referências
ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Livros didáticos e currículos de Geografia: uma história a ser contada. In: CATROGIOVANNI, A. C. et al. (Org.). O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014.
ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira Roque.; FERREIRA, Lorena Raniely.; VALADÃO, Roberto Célio. O estudo do relevo e interpretações do vivido no 6º ano do ensino fundamental.In: VIII Fórum Nepeg: A Geografia No Cenário Das Políticas Públicas Educacionais Contemporâneas. Caldas Novas. Anais [...]. Goiânia: UFG, 2016. v. 1, p. 459 -464.
AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. O livro didático e o ensino de geografia do Brasil. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S./.], v.4, n. 8, p. 11–33, 2014. Disponível em; <http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/180>.Acesso em:13 jul. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. – Lisboa: Edições 70, 1977.
BERTOLINI, William Zanete. O ensino de relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia e Análise Ambiental). Minas Gerais. 2010. Disponível em:file:///C:/Users/f6lan/Downloads/disserta__o_completa%20(3).pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Apresentação da seção Em Foco: História, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, 2004, V.30 n3, p. 471-473.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <https://goo.gl/bDM4YP> Acesso em: 23 jan. 2020.
CALLAI, Helena Copetti. O Livro Didático permite e oportuniza a democratização do conhecimento? In: SPOSITO, Eliseu [et. al.]. A diversidade da Geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2016. p. 161- 174. CARVALHO, Bruna Lima; FALCAO SOBRINHO, José; ÁRAUJO, Raimundo Lenilde. The Relief in the Context of the Teaching of Physical-Natural Themes in the Teaching of Geography. Journal of Education and Learning 11 (3), 58-63
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos.; GOULART, Ligia Beatriz. A questão do Livro Didático em Geografia: elementos para uma análise. In: CASTROGIOVANNI, A. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. da UFRGS/AGB, 2003, p.132-135.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2006.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000300012. Acesso em 27 de jan. 2023.
FALCAO SOBRINHO, José: SOUZA, Carla Juscélia Oliveira; ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. A natureza e a Geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. Letra Capital Editora 1 (1), 642
PEREIRA, Juliana Sousa.; SILVA, Rene Gonçalves Serafim. O ensino de geomorfologia na educação básica a partir do cotidiano do aluno e o uso de ferramentas digitais como recuso didático. Revista de ensinode Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 69-79, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.4/art5v3n4.pdf>. Acesso em: 25 out. 2020. SALES, Andréa Leandra Porto.; VINHAL, Tatiane Portela. A mediação didática da Geografia e o livro. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, n. 35, v.1, p.78-89 jan./jul.2013. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/1870/2411> Acesso em: 10 jan. 2023. SANTOS, Francisca Eduarda Abreu; ARAÚJO, Raimundo Lenilde. International Journal Semiarid. Ano 6 Vol. 6: 2764-6203 p. 16–33, 2023. https://doi.org/10.56346/ijsa.v6i6.156
SILVA, Eduardo Rafael Franco; ARAÚJO, Raimundo Lenilde; FALCÃO SOBRINHO, José. Relief in Geography Textbook. Creative Education, 13 (03), 996-1021, 2022.
WEBER, Robert Philip. Basic Content Analysis. 2. ed. – California: SAGE Publications, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EDUARDO RAFAEL FRANCO DA SILVA, RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.