RELIEF IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS: SOME DISCUSSIONS / RELEVO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS DISCUSSÕES

Autores

  • EDUARDO RAFAEL FRANCO DA SILVA Mestre em Geografia – Universidade Federal do Piauí – UFPI, Professor substituto do Instituto Federal do Maranhão – IFMA
  • RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO Doutor em Educação Brasileira e Docente da Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v4n2.2023.411

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Livro Didático, Relevo

Resumo

conteúdo relevo apresenta diversas significações e formas de abordagem, ao ser submetido ao texto pedagógico assume características e reproduz discursos específicos. A opção pela análise do livro didático se deu devido, reconhecer o mesmo como um recurso didático capaz de produzir, reproduzir e dissolver realidades e por muitas vezes ser o único recurso didático utilizado nas aulas de geografia. O objetivo geral definiu-se em identificar a presença e a qualidade do conteúdo relevo nos livros didáticos de Geografia do 8º e 9ºº ano, ensino fundamental-anos finais, adotados em Teresina-PI, para o quadriênio 2020-2024. Por sua vez, os objetivos específicos visam analisar a dimensão do tema relevo nos conteúdos de Geografia, na coleção de livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental anos finais, recomendados pelo Ministério da Educação/Plano Nacional do Livro Didático 2020 que estão sendo utilizados na Rede Municipal de Ensino de Teresina-PI; verificar se a temática relevo nos livros didáticos do Ensino Fundamental anos finais, dialogam com a proposta curricular nacional a fim de apresentar ao leitor possíveis semelhanças e dissonâncias entre o texto curricular produzido pelo Ministério da Educação. Para alcançar os objetivos propostos adotou-se pelo método dialético, procedimento metodológico a pesquisa do tipo bibliográfica e devido a sua natureza multidimensional a abordagem qualitativa, e o método de análise de conteúdo proposto por (Bardin, 1977), como apoio teórico metodológico. A leitura do relevo no livro didático de Geografia oportunizou a discussão da temática e percebeu-se que a mesma ainda está vinculada em grande parte à descrição compartimentada dos aspectos naturais destaque, para os livros do oitavo e nono ano.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

RAFAEL FRANCO DA SILVA, E., & LENILDE DE ARAÚJO, R. (2024). RELIEF IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS: SOME DISCUSSIONS / RELEVO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS DISCUSSÕES. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 4(2), 1–12. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v4n2.2023.411