THE RELIEF OF THE MUNICIPALITY OF MASSAPÊ, CEARÁ, BRAZIL / O RELEVO DO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ, CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v4n2.2023.408Palavras-chave:
Cartografia, elementos físicos-naturais, TaxonomiaResumo
O mapeamento geomorfológico torna possível a representação gráfica e espacial das formas de relevo e a correlação com características e distribuição de elementos físicos-naturais, permitindo que se compreenda as dinâmicas e interação entre o ambiente e as atividades humanas. O trabalho possui como objetivo realizar o mapeamento do relevo chegando aos níveis das feições das formas geomorfológicas de forma integrada, no Município de Massapê/Ce. O estudo tem como base teórica e metodológica a classificação taxonômica de Ross (1992), a qual foi proposta para ambientes úmidos, desta forma teve-se adaptação com a metodologia da CPRM (2011). Com relação aos resultados obtidos, o mapeamento do relevo apresentou a morfoestrutura do embasamento cristalino, em termos de morfoescultura apresentou a Superfície Sertaneja e o Maciço Cristalino da Meruoca. Do ponto de vista do modelado, as unidades morfológicas apresentadas são: As serras secas e subúmidas, serras úmidas pré-litorâneas e planície fluvial do rio Acaraú. Os tipos de formas de relevos correspondem as superfícies aplainadas degradadas, domínio de morros e serras baixas, domínio de colinas dissecadas e morros baixos, domínio de colina ampla e suave, domínio montanhoso, Inselberg e planície flúvio-lacustre. Diante disso, o mapeamento geomorfológico serviu como um método de análise do relevo, contribuindo para o conhecimento das diversas formas de relevo existentes no município de Massapê/CE
Referências
BRASIL, Ministério e Minas e Energia - Secretaria de geologia, mineração e transformação
mineral CPRM - serviço geológico do Brasil. Geodiversidade do estado de Mato Grosso do
Sul. Angela Maria de Godoy Theodorovicz e Antonio Theodorovicz (Organizadores). São
Paulo: CPRM, 2010. 179 p.
CARVALHO, B. L.; GOMES, M. R. M. ; FALCAO SOBRINHO, J. . Tecnologias Sociais no
Município de Massapê-ce.. In: II Congresso Internacional da diversidade do Semiárido-
CONIDIS, 2017, Campina Grande/PB. II CONIDIS. Campina Grande/PB: Realize, 2017. v. 1.
p. 10-01.
FALCAO SOBRINHO, J. O relevo como âncora da paisagem do vale, verde e cinza, do Acaraú,
no Estado do Ceará. 2008, 245p. Tese de doutorado em Geografia Física - Faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
FALCAO SOBRINHO, J. Relevo e paisagem: proposta metodológica. Sobral: Sobral Gráfica, 2009. 89p.
FALCAO SOBRINHO, J.. A Natureza do Vale do Acaraú: um olhar através das sinuosidades do relevo. 1. ed. Sobral: SertãoCult, 2020. v. 1. 196p.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Manual técnico de uso da terra. Rio de Janeiro, Brazil, 1999, 58p. Acesso em: 25 fev. 2023.
IPECE, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará. Perfil Básico Municipal 2017. Disponível em: https://www.ipece.ce.gov.br/. Acesso em: 19 fev. 2023.
ROSS, J. L. S. O registro cartográfico dos fatos geomórficos e a questão da taxonomia do relevo. Revista do Departamento de Geografia, FFLCH-USP, n. 6. São Paulo, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 VANESSA CAMPOS ALVES, BRUNA LIMA CARVALHO, NAYANE BARROS SOUSA FERNANDES, JOSÉ FALCÃO SOBRINHO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.