DEVELOPMENT OF NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS BASED IN CASE STUDY IN THE NORTHWEST REGION OF THE STATE OF PARANÁ / EVOLUÇÃO DE NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS COM BASE EM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
Noroeste do Paraná Neossolos QuartzarênicosResumo
A presença dos Neossolos Quartzarênicos (RQz) na região noroeste do Paraná é citada na literatura nacional por diversos autores, porém, com divergências quanto a sua gênese e formação. A existência dessas pesquisas lança hipóteses até o momento ainda não totalmente comprovadas. Desta forma, o objetivo do presente artigo é avançar na discussão sobre o sistema de transformação lateral de solos que leva a ocorrência dos RQz. O trabalho foi realizado em 58 pontos de exploração em uma bacia hidrográfica de primeira ordem, por meio de sondagens, topossequências, transectos e descrição de perfis. Os resultados obtidos mostraram que a gênese dos RQz na bacia está ligada a processos pedogenéticos de elutriação e de eluviação, que favorecem a remoção e a migração de material fino, intensificado a partir da instalação e da evolução do vale.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS, JOSÉ GUILHERME DE OLIVEIRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.