USE OF REMOTELY PILOTED AIRCRAFT (RPAS) IN THE ELABORATION OF THREE-DIMENSIONAL MODELS TO ASSIST IN GEOMORPHOLOGICAL CARTOGRAPHY / USO DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS (ARPS) NA ELABORAÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS PARA AUXILIAR NA CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n2.2022.350Palavras-chave:
Mapeamento, Geomorfologia, Geotecnologias, TridimensionalResumo
As Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) são consideradas uma ótima ferramenta para aquisição de imagens de alta resolução, com periodicidade flexível e de baixo custo. Essas particularidades do equipamento têm expandido o uso dessa ferramenta em especial na atualização e produção de mapas. Os ARPs trazem grandes benefícios para o estudo do relevo, sendo de grande valor não só para a Geomorfologia, mas da mesma forma para outras Ciências da Terra que aliam seus estudos com os componentes da superfície terrestre. Inúmeras pesquisas podem fazer uso dessa tecnologia, a partir da evolução dos processos de aquisição de imagens e dos softwares disponíveis no mercado, pode-se gerar diversos trabalhos com o propósito de aperfeiçoar os dados cartográficos, especialmente na Geomorfologia. Neste sentido, o artigo objetivou-se pela necessidade de discutir o avanço do uso das Aeronaves Remotamente Pilotadas na obtenção de imagens de alta resolução e no desenvolvimento de materiais que possam auxiliar a cartografia geomorfológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ANNA CAROLINA BARCELOS, JEAN ROGER BOMBONATTO DANELON, SILVIO CARLOS RODRIGUES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.