INVENTORY AND GEOMORPHOLOGICAL QUALIFICATION OF GEODIVERSITY OF THE MUNICIPALITY OF PIRIPIRI-PIAUÍ / INVENTARIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA GEODIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI-PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n2.2022.163Palavras-chave:
Patrimônio Geomorfológico, Geoconservação, Natureza abióticaResumo
Os estudos sobre Geodiversidade têm ganhado força no estado do Piauí e como forma de contribuir com a temática, este artigo inventariou e a qualificou geomorfologicamente a geodiversidade do município de Piripiri, Piauí como suporte a iniciativas de geoconservação. A metodologia para tal estudo baseou-se em Araújo (2021), devidamente adaptada. Foram inventariados e caracterizados 12 Locais de Interesse da Geodiversidade (LIG). Diante dessas potencialidade diversas aqui inventariado para o município de Piripiri e considerando a fragilidade econômica do município (baseada na agricultura e pecuária), recomenda-se a implantação de estratégias que visem à utilização desses locais a partir do turismo, usos em aulas a campo a partir do potencial didático, e de iniciações científicas, como forma de promover os mesmo, a partir da valorização e divulgação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 JOÃO CASSIANO PINTO DE AMORIM, CLÁUDIA MARIA SABÓIA DE AQUINO, HELENA VANESSA MARIA DA SILVA, RENÊ PEDRO DE AQUINO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.