URBAN OCCUPATION IN THE DUNE FIELDS AND THE CONSEQUENCES FOR THE CITY OF FORTALEZA, CEARÁ, NORTHEASTERN BRAZIL / OCUPAÇÃO URBANA NOS CAMPOS DE DUNAS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ, NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n2.2022.161Palavras-chave:
Dunas, Expansão Urbana, Serviços EcossistêmicosResumo
No contexto da expansão urbana nos campos de dunas, compreender quais são as dunas afetadas, as atividades responsáveis e os serviços ecossistêmicos colapsados é importante para uma gestão mais eficiente da cidade. Neste estudo, foram realizados levantamentos bibliográficos e aplicadas análises de sensoriamento remoto, comparando três setores do município de Fortaleza nos recortes temporais: 1945, 2003, 2010 e 2020. Ao todo, Fortaleza reduziu 62,14% da sua cobertura de campos de dunas presente em 1945. A principal atividade oriunda da expansão urbana factível de ter auxiliado na redução das dunas foi o setor residencial. O elevado grau de descaracterização das dunas em cidades litorâneas impacta os serviços ecossistêmicos prestados à cidade, como regulação do clima, reservas estratégicas de água nos aquíferos e lagoas costeiras, recreação e proteção da costa contra eventos climáticos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 MONIQUE TORRES DE QUEIROZ, ANTÔNIO JEOVAH DE ANDRADE MEIRELES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.