ETHNOPEDOGEOMORPHOLOGY IN A HUMID SECTOR OF THE EASTERN ESCARPMENT OF THE BORBOREMA HIGHLANDS: AN INTEGRATED LANDSCAPE ANALYSIS FROM THE VIEWPOINTS OF TRADITIONAL COMMUNITIES
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN26756900.v3n2.2022.156Palavras-chave:
Etnociências, Pedogeomorfologia, Nordeste BrasileiroResumo
O estudo propõe um conceito de etnopedogeomorfologia, e analisa como comunidades rurais classificam tipos de solo, processos superficiais e formas de relevo. A área de estudo compreende duas comunidades do município de Vicência/PE, situadas entre o Piemonte e a escarpa oriental do Planalto da Borborema. A pesquisa adotou o enfoque da etno-ciência, propondo uma noção de etnopedogeomorfologia, ou seja, como o conhecimento tradicional associa solo e relevo nas atividades agropastoris. A metodologia seguiu uma rotina de trabalhos de campo, aplicação de entrevistas, identificação de elementos geomórficos e cartografia. A classificação e os entendimento geral das comunidades tradicionais acerca das classes de solos e formas do relevo espelham o conhecimento acadêmico. As nomenclaturas utilizadas entre as comunidades não apresentaram diferenças significativas devido à proximidade geográfica.
Palavras-chave: Etnociências. Pedogeomorfologia. Nordeste Brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PAULO LUCAS CÂNDIDO DE FARIAS, ANTONIO CARLOS DE BARROS CORRÊA, SIMONE CARDOSO RIBEIRO, ANTONIO RAIMUNDO DE SOUSA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.