GEOMORPHOLOGY APPLIED TO SPATIAL PLANNING PROJECTS / GEOMORFOLOGIA APLICADA AOS PROJETOS DE ORDENAMENTO TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n2.2022.157Palavras-chave:
Ecodinâmica, Ecogeografia, Fragilidade Ambiental, Potencialidades Naturais, BrasilResumo
Este trabalho evidencia o papel da Geomorfologia e da Geografia, ramos do conhecimento científico, para além do espectro teórico, metodológico de investigação e de pesquisa. Avança na perspectiva técnica de aplicações de interesse socioeconômico e ambiental. Além do resgate da contribuição de pesquisadores nacionais e estrangeiros, utilizou-se, como exemplo, parte da pesquisa sobre Ordenamento Territorial do Brasil, confrontando-se os produtos cartográficos e analíticos referenciados pelos mapas de Geomorfologia do Brasil e das Unidades de Terras do Ordenamento Territorial do Brasil, produzidos na escala 1:5.000.000. Por meio dessas produções, estabeleceu-se análise comparativa para demonstrar a compartimentação do relevo, como variável determinante, na identificação e análise relativas ao ordenamento do território na perspectiva ambiental e de uso e cobertura das terras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 JURANDYR LUCIANO SANCHES ROSS, CAMILA CUNICO, MARCIEL LOHMANN
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.