SPATIAL VISUALIZATION AND CONCEPTS MOBILIZED IN THE TEACHING AND LEARNING OF GEOMORPHOLOGY DURING FIELDWORK/ VISUALIZAÇÃO ESPACIAL E CONCEITOS MOBILIZADOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMORFOLOGIA DURANTE TRABALHO DE CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n1.2022.145Palavras-chave:
Forma de relevo, Geografia, Graduação, Bloco-diagramaResumo
O texto tem o objetivo de trazer uma discussão sobre visualização e pensamento espacial como importantes habilidades básicas durante o processo de ensino-aprendizagem de geomorfologia na graduação. Reconhecer e visualizar o relevo com seus atributos internos e externos, sua forma e dinâmica, em diferentes escalas espaciais, são habilidades e conhecimentos almejados com o ensino. A discussão se fundamenta em revisão bibliográfica, pesquisas e estudo de caso. Essas habilidades contribuem para a compreensão da forma de relevo e sua gênese durante o trabalho de campo. Estudos mostram que as habilidades e o pensamento espacial podem ser desenvolvidos por meio de atividades simples, como desenhar e produzir modelos estáticos tridimensionais para a visualização das estruturas do relevo e do movimento rotacional de macroformas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.