SPATIAL VISUALIZATION AND CONCEPTS MOBILIZED IN THE TEACHING AND LEARNING OF GEOMORPHOLOGY DURING FIELDWORK/ VISUALIZAÇÃO ESPACIAL E CONCEITOS MOBILIZADOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMORFOLOGIA DURANTE TRABALHO DE CAMPO

Autores

  • CARLA JUSCÉLIA DE OLIVEIRA SOUZA Professora do Curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei/ UFSJ – MG.

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n1.2022.145

Palavras-chave:

Forma de relevo, Geografia, Graduação, Bloco-diagrama

Resumo

O texto tem o objetivo de trazer uma discussão sobre visualização e pensamento espacial como importantes habilidades básicas durante o processo de ensino-aprendizagem de geomorfologia na graduação. Reconhecer e visualizar o relevo com seus atributos internos e externos, sua forma e dinâmica, em diferentes escalas espaciais, são habilidades e conhecimentos almejados com o ensino. A discussão se fundamenta em revisão bibliográfica, pesquisas e estudo de caso. Essas habilidades contribuem para a compreensão da forma de relevo e sua gênese durante o trabalho de campo. Estudos mostram que as habilidades e o pensamento espacial podem ser desenvolvidos por meio de atividades simples, como desenhar e produzir modelos estáticos tridimensionais para a visualização das estruturas do relevo e do movimento rotacional de macroformas.

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Publicado

2022-07-26

Como Citar

JUSCÉLIA DE OLIVEIRA SOUZA , C. (2022). SPATIAL VISUALIZATION AND CONCEPTS MOBILIZED IN THE TEACHING AND LEARNING OF GEOMORPHOLOGY DURING FIELDWORK/ VISUALIZAÇÃO ESPACIAL E CONCEITOS MOBILIZADOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMORFOLOGIA DURANTE TRABALHO DE CAMPO. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 3(1), 1–25. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n1.2022.145