RIVER GEOMORPHOLOGY AND THE DEVELOPMENT OF TACTILE TEACHING RESOURCES FOR VISUALLY IMPAIRED STUDENTS/ GEOMORFOLOGIA FLUVIAL E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS PARA DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n1.2022.144Palavras-chave:
Geomorfologia Fluvial, Pessoas Com Deficiência Visual, Processo De Ensino-Aprendizagem, Recursos Tateis, InclusãoResumo
Este trabalho apresenta possibilidades de ensino-aprendizagem para discentes com deficiência visual, com foco em conteúdos de geomorfologia fluvial, por meio da elaboração de recursos táteis inclusivos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, cursos no Centro de Apoio Pedagógico (CAP) na área da deficiência visual, da cidade de Londrina (PR), além de práticas e contato direto com pessoas com deficiência visual. Os conceitos de geomorfologia fluvial estão presentes tanto na formação inicial do profissional de Geografia, quanto na educação básica-regular. Devido à importância e complexidade, é preciso pensar formas práticas e lúdicas, de realizar a transposição didática destes conceitos e conteúdos para todos os discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem a William Morris Davis o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.