RIVER GEOMORPHOLOGY AND THE DEVELOPMENT OF TACTILE TEACHING RESOURCES FOR VISUALLY IMPAIRED STUDENTS/ GEOMORFOLOGIA FLUVIAL E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS PARA DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • KAROLINE OLIVEIRA SANTOS Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina /UEL.
  • ELOIZA CRISTIANE TORRES Docente da Universidade Estadual de Londrina - UEL, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geociência

DOI:

https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n1.2022.144

Palavras-chave:

Geomorfologia Fluvial, Pessoas Com Deficiência Visual, Processo De Ensino-Aprendizagem, Recursos Táteis, Inclusão

Resumo

Este trabalho apresenta possibilidades de ensino-aprendizagem para discentes com deficiência visual, com foco em conteúdos de geomorfologia fluvial, por meio da elaboração de recursos táteis inclusivos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, cursos no Centro de Apoio Pedagógico (CAP) na área da deficiência visual, da cidade de Londrina (PR), além de práticas e contato direto com pessoas com deficiência visual. Os conceitos de geomorfologia fluvial estão presentes tanto na formação inicial do profissional de Geografia, quanto na educação básica-regular. Devido à importância e complexidade, é preciso pensar formas práticas e lúdicas, de realizar a transposição didática destes conceitos e conteúdos para todos os discentes.

Downloads

Publicado

2022-07-26

Como Citar

OLIVEIRA SANTOS , K., & CRISTIANE TORRES , E. (2022). RIVER GEOMORPHOLOGY AND THE DEVELOPMENT OF TACTILE TEACHING RESOURCES FOR VISUALLY IMPAIRED STUDENTS/ GEOMORFOLOGIA FLUVIAL E A ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS TÁTEIS PARA DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. William Morris Davis - Revista De Geomorfologia, 3(1), 1–21. https://doi.org/10.48025/ISSN2675-6900.v3n1.2022.144